INICIA A SEMANA DA PÁTRIA

Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira foram homenageados


 
Na manhã de hoje, dia 01 de setembro, foi realizada a abertura da Semana da Pátria 2014. A solenidade teve início com a chegada do Fogo Simbólico, que foi conduzido através da avenida Uruguai pelos atletas da Academia Vilmar Taekwondo, Anderson Schakoski e João Batista, juntamente com o professor Vilmar Schröer. O prefeito municipal, Olívio José Casali, e o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Ernani Moreira Rehn, receberam o Fogo Simbólico e o introduziram na Pira da Pátria.
Na sequência, foi realizado o hasteamento das bandeiras, que contou com a participação do prefeito municipal, Olívio José Casali; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mauri Luis Mella, e o do tenente Moura, do 19º RCMEC de Santa Rosa.
Neste ano, o tema nacional da 77ª Corrida do Fogo Simbólico é “Amazônia patrimônio brasileiro”, em âmbito estadual é “Meu jeito de ser brasileiro” e o tema municipal é a “Valorização à Vida”. 
Os homenageados do município em 2014 são os Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, Serafim Pereira do Amarante, Bertholdo Balduíno Boeck (in memoriam), Helmute Busse (in memoriam), Roberto Reinoldo Rauch (in memoriam).
Também participaram do ato solene o representante da 2ª Vara, Paulo Roberto Reis Antunes; o promoter de Justiça, Ricardo Melo de Souza; o 1º tenente da Brigada Militar, tenente Gilmar Daniel Feistel; o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Marcos Antônio Ferreira Barreto; os sargentos Adalberto, Otero, Hibler e Genoatto, do 19º RCMEC de Santa Rosa; secretários municipais; vereadores; professores; alunos e comunidade em geral.
Na solenidade foi lido um relato de Serafim do Amarante sobre a II Guerra Mundial, que mobilizou mais de 100 milhões de militantes entre 1939 a 1945. A viúva de Bertholdo Balduino Boeck, Eli Boeck, realizou a leitura das atividades realizadas por seu esposo durante a Guerra Mundial.
Na oportunidade, as autoridades presentes, juntamente com Serafim Pereira do Amarante e familiares de Bertholdo Balduíno Boeck, Helmute Busse (e Roberto Reinoldo Rauch, realizaram a inauguração do monumento de tributo aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que está localizado na Praça Henrique Becker Filho.
Em uso da palavra, o secretário Ernani agradeceu a presença de todos e parabenizou Serafim e os familiares dos ex-combatentes pelos préstimos à nação. “Que bonito existir uma comemoração deste porte na nossa cidade, e com esta evidência, o que nos mostra a importância do voluntariado”, destaca.
Paulo Cassol, um dos organizadores da homenagem aos ex-combatentes, realizou uma explanação da Segunda Guerra Mundial e dos fatos heroicos do combatentes brasileiros.
O prefeito Casali destacou que Três de Maio se orgulha em ter quatro ex-combatentes, e que hoje, dia 01 de setembro, foi comemorado pela primeira vez o Dia dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, conforme Lei Municipal nº 2.822/2014.  
Para encerrar a solenidade, foi realizada uma apresentação da Banda Municipal Professor Arduíno Raymundo Dalsenter, com alunos do Programa de Integração da AABB Comunidade. 
À tarde, a hora cívica ficou a cargo do Colégio L'Hermitage Dom Hermeto, que apresentou canções e poesias sobre a Semana da Pátria. O arriamento das bandeiras foi realizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dílson Mireski; pela diretora do Colégio L'Hermitage Dom Hermeto, Lusiane Tolomini e  pelo sargento da Brigada Militar, Celito Eduardo Albuquerque.
Toda a comunidade está convidada a participar das demais atividades da Semana da Pátria e do desfile cívico, que será realizado, no dia 6 de setembro, às 13h30min, e em caso de chuva, o mesmo irá ocorrer, às 8 horas, do dia 7 de setembro.