SECRETARIA DE POLÍTICAS DA MULHER REALIZA TRABALHO COM GRUPO TERAPÊUTICO

Encontros acontecem nas quintas-feiras, a cada quinze dias


A Secretaria de Políticas da Mulher, em parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) Flor de Liz de Três de Maio, realiza o grupo Terapêutico de Mulheres, para tratar mulheres que se encontram ou que passaram por algum tipo de violência doméstica.
O objetivo do grupo é proporcionar um espaço de escuta, intervenção e apoio para mulheres em situação de violência doméstica, assim como, oferecer espaço para potencializar questões subjetivas, realizar atividades de fortalecimento de vínculos familiares, bem como, realizar encaminhamentos, quando necessário. Também são proporcionadas orientações e informações que auxiliaram na ressignificação das experiências das participantes, promovendo mudanças significativas no modo de construção de uma vida com mais qualidade e no modo de reconhecer e fazer valer seus desejos, interesses e intenções.
Segundo a psicóloga do CRM Flor de Liz, Diana Kettner, no grupo são compartilhadas as histórias de vida das participantes, utilizando intervenções que proporcionam relatos de experiências vinculadas às situações de sofrimento e perspectivas de mudanças. “Oportunizamos a reflexão sobre temas pertinentes à condição de vida das mesmas, entre estes, maternidade, identidade feminina, relações parentais, violência doméstica, situação socioeconômica, entre outros”, ressalta. 
Diana destaca que os encontros do grupo Terapêutico de Mulheres acontecem na Secretaria de Políticas da Mulher, nas quintas-feiras, a cada quinze dias e que o grupo aceita a participação de novas integrantes, uma vez que, é realizado um contrato de participação, onde se estabelece sigilo, confiança, empatia e acolhimento. “As atividades desenvolvidas são muito importantes, pois além de auxiliarem na superação de qualquer tipo de violência, favorecem a propagação de uma sociedade de direitos iguais e sem violência”, enfatiza.