PREFEITO CASALI INTERMEDIA ENCONTRO REGIONAL DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAU

Reunião debateu soluções para a situação da entidade


Na tarde de ontem, 31, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete a secretária de Saúde, Jacira Taborda; a diretoria do Hospital São Vicente de Paulo; representantes dos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá e Nova Candelária; a equipe da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e vereadores, para buscar soluções diante da crise do Hospital São Vicente de Paulo.
Durante a reunião, foram explanadas todas as dificuldades que o hospital está tendo, diante do não repasse de subsídios, que acumulam R$ 2,9 milhões, referentes aos anos de 2013 e 2014. Também foram debatidos os números de atendimentos nas mais diversas áreas.
Na oportunidade, o prefeito Casali ressaltou a importância do HSVP para o município e para a região, demonstrando seu desejo de que esta situação se normalize e que o HSVP volte a ter boas condições financeiras para o bem da comunidade que utiliza seus serviços. O prefeito também se colocou a disposição para ir a Porto Alegre e Brasília em busca dos recursos não repassados.
Os representantes da região concordaram com a relevância que o HSVP tem e também se dispuseram a participar da comitiva em busca dos recursos que faltam.
O coordenador da 14ª CRS, Jorge Leandro Krechowiecki, garantiu que os recursos de 2015 estão sendo pagos em dia, mas que não há prazo para o pagamento das dívidas de anos anteriores, frente à situação financeira do Estado. O mesmo também aconselhou à diretoria do HSVP a avaliar todos os serviços disponíveis e seu custo para o hospital.
A secretária Jacira comentou que atualmente o município possui oito unidades de Estratégia de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que auxiliam no tratamento de pacientes com casos leves.