DESFILE CÍVICO E TRADICIONALISTA ACONTECEU NO DIA 20 DE SETEMBRO

Desfile atraiu em torno de três mil munícipes


Na manhã de sábado, dia 20, aconteceu o desfile cívico e o desfile tradicionalista. O evento iniciou por volta das 8h, na avenida Santa Rosa, reuniu em torno de três mil pessoas e contou com a participação de 18 entidades do município.
A solenidade teve início com os discursos do prefeito municipal, Olívio José Casali, e do presidente da Câmara de Vereadores, Mauri Mella, que ressaltaram a importância das datas homenageadas, através dos desfiles e a importância de demonstrar o patriotismo.
Neste ano, o desfile cívico teve como tema nacional “Amazônia Patrimônio Brasileiro”, estadual “Um jeito de ser brasileiro: Lupicínio Rodrigues 100 anos de dores e amores” e municipal “Valorização à Vida”. As entidades, que desfilaram, representaram estes temas com criatividade e excelência.
O desfile teve início com o Pelotão Mirim, projeto da Brigada Militar; seguido pelo Corpo de Bombeiros, que desfilou com seus carros e batalhão; grupo de Escoteiros Flor de Maio; Escola Hellen Keller – Apae, que apresentou seus alunos e uma coreografia de balé; projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social – Asdevi e Atredef.
Após iniciaram os desfiles das escolas da cidade. A primeira foi a Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, que surpreendeu o público ao trazer a valorização da vida na sua forma pura de uma nova vida e da ligação de amor entre pais e filhos, além da apresentação de sua banda.
A Escola Estadual São Francisco que apresentou seus objetivos de como transformar a educação das crianças, em seu aprendizado no dia a dia e apresentou sua banda. As Escolas Municipais do Interior foram representadas por: São Caetano, Martinho Lutero e Tiradentes, que demonstraram o tema Vida através do aprendizado humanizado.
A Escola Municipal Germano Dockhorn se apresentou com a Banda Municipal Arduíno Raymundo Dalsenter, que é composta por 78 integrantes e tem como instrutor o professor Jurandir Ferretti de Oliveira. Além de mostrar seus projetos sociais, juntamente com a Germano Dockhorn desfilou, o Polo Universitário.
A Escola Estadual Prof.ª Glória Veronese – CIEP também apresentou sua banda de fanfarra, além das escolinhas de dança, taekwondo, esporte e robótica, que são oferecidas durante seu turno integral de ensino.
O colégio L'hermitage Dom Hermeto, que na sequência apresentou a banda de fanfarra da escola, a mesma é composta por 42 integrantes, sendo 32 estudantes no corpo musical e 10 estudantes no corpo coreográfico. Também apresentou suas oficinas de teatro e balé.
A Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, também mostrou a sua banda, além de diversas atividades, oficinas e cursos que desenvolvem com os estudantes. 
Em seguida, as Escolas Municipais São Pedro e Francisco Sales Guimarães mostraram seus projetos para o desenvolvimento da leitura e escrita dentro e fora das salas de aula.
O Instituto Educacional Cardeal Pacelli apresentou sua Banda Marcial Pedro Garrafa e seus estudantes de séries iniciais a ensino médio técnico. A Academia Vilmar de Taekwondo apresentou seus instrutores e alunos.
Para finalizar os desfiles, o CTG Tropeiros do Buricá entrou na avenida com um carretão de bois, com a 1ª Prenda Mirim da 20ª Região Tradicionalista, Yamin Castro Reinher. Também desfilaram seus grupos de invernadas artísticas e melhor idade e cavalarianos.
Entre as autoridades, estiveram presentes a vice-prefeita, Eliane Fischer; a primeira dama e supervisora regional do IMAMA, Elizabeth Carrafa; o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, homenageado no dia 01 de setembro, Serafim Pereira do Amarante; o tenente da brigada militar, Gilmar Daniel Feistel; o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Ernani Moreira Rehn, entre outros.