FÓRUM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES OCORRE HOJE

Evento busca mapear a realidade da acessibilidade e inclusão no âmbito de cada um dos municípios da AMGSR


Durante todo o dia de hoje, 20, ocorre em Três de Maio o 136º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, no Salão da Comunidade Evangélica São Paulo. 
A atividade tem o objetivo de mapear a realidade da acessibilidade e inclusão no âmbito de cada um dos municípios da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), no qual os gestores municipais apresentam os dados de seus municípios. A realização do evento é da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS Acessibilidade e Inclusão), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Prefeitura de Três de Maio e Associação dos Deficientes Visuais Nova Vida (ASDEVI). 
Na abertura do Fórum, o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, destacou a importância da acessibilidade no dia a dia. “Todos nós nos beneficiamos com o que representa a inclusão, porque na realidade, todas as pessoas possuem potencialidades, independente da condição com que elas se comunicam com o mundo, algumas em condição de mobilidade reduzida, sem a voz, sem a visão, mas todos nós com as nossas potencialidades”, enfatiza.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Luiz José Lena salientou que o dia de hoje é um chamamento para a região, para que os gestores públicos e lideranças comunitárias possam refletir sobre a realidade da acessibilidade e inclusão.
A prefeita em exercício, Eliane Fischer, agradeceu a presença de todos e enfatizou que o Fórum é uma atividade de participação direta com a comunidade, que tem por finalidade propor, articular, coordenar e promover, em conjunto com a sociedade, a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades.
Após a solenidade, integrantes da ASDEVI realizaram uma apresentação musical aos presentes. Na sequência, foi dado início ao debate sobre o mapeamento da realidade regional da política pública para pessoas com deficiência. Durante todo o evento, uma intérprete de Libras esteve traduzindo as falas para a linguagem de sinais, para que os deficientes auditivos presentes no evento pudessem acompanhar as atividades.
Além de Três de Maio, estiveram participando do evento representantes dos municípios de: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho e Tucunduva.