CLASSIFICAÇÃO DE BANDEIRAS É SUBSTITUÍDA POR EMISSÃO DE ALERTAS PARA O MONITORAMENTO DA PANDEMIA

Novo modelo contará com um sistema de emissão de avisos, alertas e planos de ação para os municípios


O novo modelo de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul contará com um sistema de emissão de avisos, alertas e planos de ação para os municípios, conforme anunciou nesta sexta-feira (14) o governador Eduardo Leite. A classificação de risco epidemiológico por bandeiras será substituída.
O esquema, chamado de 3 As (Aviso, Alerta e Ação), visa um compartilhamento de responsabilidades, no qual o estado define as ações a serem implementadas, mas a região, em uma parte variável, pode realizar alguns ajustes.
Caso seja detectada alguma tendência de evolução da pandemia, será emitido um aviso para o comitê técnico regional, que deverá redobrar as medidas de prevenção ao coronavírus. Caso for detectada alguma tendência grave, será emitido um alerta, no qual a região terá 48h para responder e apresentar um plano de ação, intensificando a fiscalização. Cada caso será examinado individualmente, e não haverá mais nenhum tipo de ponto de corte, gatilhos ou salva-guarda, como constava na regra anterior.
No novo modelo, os indicadores analisados não serão pré-fixados, diferente do sistema de bandeiras, que contava com 11 variáveis. Dados como novos casos, mortes, índice de hospitalizações e vacinação serão considerados.
Os protocolos gerais deverão ser respeitados por todos os municípios (como uso de máscaras e distanciamento de outras pessoas) sendo que cada atividade terá protocolos individuais.
Acompanhe os protocolos do novo sistema: