Secretaria da Mulher realiza reunião da Rede de Proteção

Fortalecer a Rede é o caminho para combater ainda mais a violência doméstica


A Secretaria Municipal de Políticas da Mulher, realizou na última sexta-feira, dia 03, a primeira reunião do ano com os órgãos que integram a Rede de Proteção da Mulher. Atualmente a Rede está estruturada em Três de Maio, mas ainda existem pontos que podem ter implementações. A Rede de Proteção da Mulher, é composta por diversas Secretarias Municipais, Centro de Referência Flor de Liz, órgãos do Poder Judiciário (Fórum, Promotorias de Justiça e Defensoria Pública), Polícias Civil e Militar e Conselho da Mulher.

A reunião realizada junto ao espaço Margarida Alves, sede da Secretaria da Mulher, teve como principal objetivo, a apresentação entre os novos membros da Rede, e o início das discussões sobre a ampliação da Rede de Proteção da Mulher no enfrentamento da violência.

A Secretária de Políticas da Mulher, Márcia Herbertz, explicou que a o enfrentamento a violência contra as mulheres, depende de um trabalho conjunto e que o fortalecimento da Rede é necessário para que este trabalho seja eficaz em sua essência. “Todos que compõe a Rede de Proteção, trabalhamos a questão das mulheres em suas especificidades, cada um na sua área, seja na questão de ouvir, acolher, e denunciar qualquer tipo de violência, ou seja, cada um dos órgãos tem sua função, mas como Rede, é preciso que exista diálogo e fortalecimento entre nós, para que o trabalho que é compartilhado seja eficaz”, explica.

A juíza Dra. Eliane Aparecida Resende Lopes, falou sobre a importância da Rede de Proteção da Mulher no combate da violência doméstica, trabalhando a questão de dar amparo a mulher, e principalmente a sua interligação com a Rede de Proteção da Criança e Adolescente, pois grande parte das mulheres que sofrem violência, tem filhos menores, que precisam de amparo, tanto quanto a mulher agredida.

A prefeita em exercício, Eliane Fischer, explica que o objetivo da gestão iniciada em janeiro, é trabalhar para a garantia dos direitos e o fortalecimento de políticas que beneficiem a mulher. “Nós trabalhamos para que seja garantido o fortalecimento das políticas públicas que são grandes conquistas das mulheres em Três de Maio, e sabemos que para isso, é preciso repensar o modo de fazer a política todos os dias, para isso, propomos desde de janeiro, um trabalho transversal entre as Secretarias Municipais, na qual, todas trabalham juntas e em parceria com as entidades, trabalhando a família e ampliando a Rede de Proteção da Mulher para o campo, pois muitos casos de violência ainda acontecem no interior”, destaca Eliane.

Um dos principais desafios da Rede de Proteção, é ampliar ainda mais o número de serviços especializados à mulher vítima de violência doméstica, para isso, ficou definido que serão realizadas reuniões mensais, que devem ter em pauta os avanços já alcançados e traçar as metas para os próximos anos.