SECRETARIA E COMDIM PROMOVEM I MÊS DA MULHER

Programação prevê atividades do dia 6 a 29 de março


A Secretaria Municipal de Políticas da Mulher de Três de Maio tem como papel fundamental contribuir para a promoção da equidade de gênero, por meio da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e elevem sua cidadania, superando as situações de desigualdades vivenciadas pela mulher na sociedade. Desta forma, a Secretaria, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) estará promovendo o I Mês da Mulher, que engloba a programação da XVII Semana da Mulher, a ser realizada de 6 a 29 de março de 2014.

A programação prevê palestras sobre diversos assuntos relacionados a saúde da mulher, eventos que irão destacar as políticas públicas para as mulheres e o III Bazar Beneficente Feminino, no dia 29 de março.

O I Mês da Mulher inicia na quinta-feira, dia 6, às 13h, com a palestra do médico ginecologista e obstetra Rogério Dahmer, sobre o tema "Prevenção na Saúde da Mulher", no auditório do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, evento este promovido pelo HSVP.

Na sexta-feira, dia 7, Dia da Oração, haverá a abertura oficial na Igreja Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h30min, com palestra sobre o tema "Mananciais do Deserto", elaborado por mulheres do Egito.

Segundo a secretária municipal de Políticas da Mulher, Vera Kühler, a comemoração é a desconstrução de uma cultura machista e que as mulheres ainda tem muito o que conquistar. "O mercado de trabalho precisa oferecer condições e remunerações igualitárias. Ainda temos casos em que a mulher realiza a mesma função, mas tem uma remuneração bem menor que o homem. Também há muito a ser feito em relação à desconstrução da cultura da violência doméstica. Este é um dos principais aspectos do nosso trabalho.



Histórico da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher



No ano de 2006, foi criada a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Três de Maio, após incessante luta dos movimentos sociais e outras entidades que atuam junto às mulheres do município.

O Conselho Municipal da Mulher, criado em 2001, constituído por várias entidades governamentais e civis da cidade, apoiou a iniciativa da criação de um espaço para a troca de experiências e, principalmente, para articular novas políticas públicas voltadas para as mulheres. Ainda neste mesmo espaço, funciona a Artemaio, também conhecida como Casa do Artesão, na qual profissionais do artesanato da cidade expõem seus trabalhos.

Após todos estes anos, o trabalho realizado pela Coordenadoria foi reconhecido pela sociedade e pelo poder público, sendo que em 6 de março de 2012 foi criada a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher. Atualmente, conta também com a Casa da Passagem, uma parceria entre com Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, que possibilita acolher mulheres e crianças que se encontram em situação de violência.

De acordo com a secretária Vera, a mudança foi significativa, pois as mulheres do município de Três de Maio e região passaram a possuir uma porta de entrada para o acesso às ações sociais e um local de referência para tratar questões específicas das mulheres. Neste sentido, foi criado o Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, inaugurado em 2013. Desde então, o local vem atendendo as mais variadas demandas em relação às mulheres em situação de violência. "A procura é significativa. Mas, ainda deixa a desejar se comparado o número de registros na Delegacia de Polícia Civil ou ao número de audiências no Fórum. Ou seja, nem todas as mulheres que procuram a delegacia, vão até o Centro ter atendimento especializado", explica a secretária.

A equipe de profissionais que atua no atendimento no Centro de Referência da Mulher Flor de Liz é composta pela assistente social Débora Bordignon, a advogada Franciéle Cristina Cervi e a psicóloga Diana Kettner. Atualmente, o Centro é referência microrregional e presta serviços também aos municípios de Alegria, Independência, Inhacorá, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária.



Número de atendimentos do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz até outubro de 2013:

Fevereiro - 11

Março - 09

Abril - 70

Maio - 64

Junho - 42

Julho - 40

Agosto - 50

Setembro - 58

Outubro - 63

TOTAL: 407



Índice de Violência Doméstica:

Ano Município Casos

2013 Três de Maio 59

2012 Três de Maio 89

2012 Alegria 09

2012 Independência 09

2012 Inhacorá não consta

2012 Boa Vista do Buricá 07

2012 Nova Candelária 01

2012 São José do Inhacorá 03



Fonte: DATASUS, 2013