REUNIÃO DISCUTE CURSOS PARA ÁREA DE GASTRONOMIA

Assessora da Casa Civil do Governo do Estado apresentou o Programa RS Mais Gastronomia ao Executivo


A assessora Ewelize Feijó, da Assessoria de Coordenação de Atividades e Pesquisa em Gastronomia, ligada ao Programa RS Mais Gastronomia da Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul, esteve em Três de Maio para apresentar os objetivos do programa e como ele pode ser inserido no município. Na reunião esteve presente a prefeita em exercício, Eliane Zucatto Fischer, a secretária municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mirian Schroder, a assistente social Arlete Dalpisol e o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ernani Rehn.

Conforme Ewelize, o Programa possui um Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional, que tem a finalidade de pesquisar e divulgar a gastronomia do RS. Trabalha, ainda, na recuperação de receitas tradicionais, reconhecendo a importância das diferentes etnias na formação do estado e suas influências na culinária gaúcha. "Deste modo, o Grupo de Trabalho está a frente da criação de um amplo Projeto de Capacitação Profissional em Gastronomia Regional e Serviços, constituído por três eixos de atuação, visando capacitar, via Pronatec, milhares de profissionais", explica a assessora.

Durante o encontro, foram apresentados ao Executivo a disponibilidade de 24 cursos no eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer e mais 39 opções no eixo tecnológico de Produção Alimentícia. "A partir destas opções, o município verifica as maiores demandas e solicita os cursos para serem ofertados", acrescenta Ewelize.

Segundo a assistente social Arlete Dalpisol, os cursos ofertados até agora estão dentro daquilo que há necessidade no município. Porém lamentou que muitas vezes alguns cursos solicitados não são disponibilizados. "Para 2014 solicitamos 11 cursos, que compreendem um total de 200 vagas", informa Arlete. Na segunda-feira, 17, iniciou o curso de Auxiliar de Cozinha. Nas próximas semanas também terão início os cursos de Porteiro e Vigia e para Cozinha Comunitária.

A vice-prefeita Eliane destacou que os cursos disponibilizados por meio do Pronatec, como também aqueles de iniciativa do município, em parceria com outras instituições, visam oferecer oportunidades e possibilitar a inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, melhora na qualidade de vida dos munícipes.

Últimas Notícias sobre Gabinete Vice-Prefeito