LANÇADO O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRÊS DE MAIO

Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas


A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou na noite de ontem, 18, o lançamento do Plano Municipal de Educação. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de mais de 100 pessoas.
Estiveram presentes o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Ernani Moreira Rehn; o vereador Luiz José Lena, representando o Legislativo; a professora Sara Suzana Meneguetti Turra, presidente do Conselho Municipal de Educação; a professora Fátima de Rosso Dias, coordenadora do Plano Municipal de Educação; o diretor-geral da SETREM, Flávio Magedanz, representando  os diretores de escolas do município; o secretário de Educação de Bozano e coordenador dos Secretários de Educação da Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM), André Roque Stochero, além de professores, representantes de entidades e de clubes de serviço.
Em uso da palavra, o secretário Ernani destacou que Três de Maio já possui um Plano Municipal de Educação (PME) aprovado em 2011 e com vigência até 2021. “Por força de Lei, devemos reelaborar o nosso PME, através de um conjunto coerente e integrado, com ações que visam a qualidade da educação, adaptando as 20 metas do Plano Nacional de Educação à realidade do município”, informa.
O vereador Luiz José Lena salientou que é muito gratificante ver a união dos professores e de diversos segmentos da comunidade na discussão da educação, visto que a vigência do PME é de dez anos.
Já Flávio Magedanz demonstrou sua preocupação com o instável cenário em que a Educação do Brasil se encontra, e afirmou que planejar o segmento para dez anos, envolverá muitas dúvidas, incertezas e responsabilidades.
Na sequência, o palestrante da noite, André Roque Stochero, abordou as diretrizes e as bases que o Plano Municipal de Educação 2015-2025 devem conter, enfatizando que tudo deve ser construído com os pés no chão, levando em conta a projeção do orçamento municipal para a próxima década, para que as metas elencadas possam realmente ser cumpridas.
A professora Fátima de Rosso Dias enfatizou que este é um Plano para o benefício de todos e que o mesmo terá como norte a pluralidade, considerando as contribuições de todas as Câmaras Temáticas. 
Fátima ressalta que o início efetivo dos trabalhos das oito Câmaras Temáticas acontecerá no dia 25 de março de 2015, às 8 horas, junto à Câmara de Vereadores com a presença de todos os titulares indicados pelas escolas e entidades, ficando o convite para demais pessoas que queiram participar.