“Não está no conteúdo, mas no modo como aprendemos os conteúdos”

III Seminário Internacional de Educação e Intercultura teve início nesta quarta-feira


O Clube Buricá, em Três de Maio, esteve lotado na noite desta quarta-feira (3) para abertura do III Seminário Internacional de Educação e Intercultura. Mais de 700 pessoas, entre educadores participantes, autoridades, conferencistas e pesquisadores prestigiaram a conferência inaugural que sobre o tema central do evento – contribuições para a educação contemporânea. 

De acordo com a coordenadora geral do Seminário, a professora e vice-prefeita, Eliane Zuchatto Fischer, a participação superou as expectativas e o primeiro dia de evento foi extremamente positivo. 

“Foi um momento de muita emoção, tivemos nossa expectativa de público confirmada. Gestores da Educação e educadores e educadoras de diversos municípios acolheram nosso convite, apoiaram nosso evento e se fizeram presentes. Isso demonstra que, mesmo na contramão do cenário estadual e nacional, ainda há os que, como nós, acreditam e priorizam a Educação para o desenvolvimento social”, avalia a vice-prefeita.

CONFERÊNCIA 
“As contribuições de Humberto Maturana para a educação contemporânea” foi o tema abordado pelos dois painelistas da noite: o professor Dr. João Batista Albuquerque Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará; e; a professora  Helenise Antunes Sangoy, coordenadora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 

Maturana é neurobiólogo chileno e pesquisador da Educação que desenvolveu a teoria da Biologia do Conhecer. A partir disso, desenvolveu a proposta de uma pedagogia do amor baseada no pensamento sistêmico e radicalização do Construtivismo. Sua teoria tem conceitos aproximados e complementares aos do pensador brasileiro Paulo Freire. 

Figueiredo, compartilhou com o público  um pouco de sua experiência e dos desafios de escrever e trabalhar as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestina. O palestrante sintetizou a perspectiva de Maturana a partir da afirmação de que “a questão não está no conteúdo, mas no modo como aprendemos os conteúdos”. Um dos pontos destacados pelo pesquisador foi a importância da pedagogia e dos professores considerarem não apenas os conteúdos a serem ensinados, mas a vida, a realidade e as particularidades de cada criança, jovem ou adulto. Este olhar sobre o sujeito que está em sala de aula influencia no processo de desenvolvimento do aluno. 

A professora Helenise demonstrou, em sua fala, a importância de se ressignificar os processos de formação inicial e a importância da formação continuada de professores. Ela enfatizou a necessidade de haver projetos interdisciplinares que contemplem o educando como um todo, de forma integral, valorizando toda sua bagagem cultural. 

PROTOCOLO
A cerimônia de abertura teve a presença de diversas autoridades e lideranças, recebidas pelo prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, pela secretária municipal de Educação e Cultura, Tânia Georgi e o professor coordenador do Programa de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Santa Maria (Proipe-UFSM), Vilson Flores dos Santos. 

Estiveram presentes, o deputado estadual do Rio Grande do Sul Eduardo Loureiro que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos; os deputados estaduais Edegar Pretto e Luís Fernando Mainardi; o deputado federal Afonso Motta; o presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Flávio Pagel; o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnu, que representou a FAMURS; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário de Educação de Rio Grande, professor André Lemes; o presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos Agrícolas (Agpetea), Fritz Rolof; o professor Paulo Silveira, representante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); a professora Fátima Rosso, representando a Associação dos Professores Municipais de Três de Maio (Apromut); e; a representante da Cresol Três de Maio, Lisiane Gotardo. 

A noite teve também um momento artístico-cultural, com a apresentação do grupo de danças alemãs de Três de Maio, Tanz Grupe Mai Blume.