Escolas de Campo em Ivoti trazem exemplos que podem ser aplicados em TM

Visita de equipe da Prefeitura trocou experiências com outros municípios no assunto


Três de Maio é pioneira na região no desenvolvimento de uma Escola do Campo, o espaço de quatro hectares que pertencem à Escola Estadual em Caúna, devem receber as primeiras turmas em um novo modelo de ensino já no próximo ano.

Para que esse projeto dê certo, é preciso além de envolver a comunidade, buscar experiências que estão sendo executadas em outras cidades, e para tanto, a Prefeitura de Três de Maio, através de uma equipe visitou três escolas do Campo em Ivoti. EMEF Olavo Bilac (Pré ao 3º ano), EMEF Nicolau Fridolino Kunrath – 4º e 5º Ano e EMEF Nelda Julieta Schneck – 6º ao 9º ano.

O interessante é que essas escolas situam-se num raio de 4km, por isso cada escola oferece uma faixa de currículo, sendo assim, a criança para concluir o Ensino Fundamental faz um rodízio por todas elas.

Todas as escolas possuem horta comunitária e desenvolvem o Projeto de Manipulação “Cultivando ervas e colhendo vidas”, onde cada escola é responsável pelo cultivo de ervas medicinais, com o intuito da prevenção de doenças e proporcionar um estilo de vida mais saudável e natural. Os alunos confeccionam vários produtos utilizando os mais diversos tipos de ervas medicinais: sachês, travesseiros aromáticos, sabonetes líquidos, sabonetes sólidos, aromatizantes de ambiente e chás. Todos esses produtos são comercializados em conjunto, semelhante ao sistema cooperativista, onde os lucros obtidos são repartidos entre as três escolas do campo e utilizados na manutenção sustentável do Projeto.

As três escolas já possuem em seu currículo básico a disciplina de EMPREENDEDORISMO RURAL, onde os alunos aprendem não apenas a manipulação da terra, mas também como pensar a propriedade da família como uma fonte de renda sustentável, fazendo assim, com que os jovens “tomem gosto” pelo trabalho do campo e aprendam a valorizar a propriedade da família, conscientizando-os de que não há necessidade de deixarem sua cidade natal para ir tentar a sorte grande nos centros urbanos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Tânia Georgi, o modelo de Escola do Campo adotado em Ivoti, traz alguns pontos muito importantes e possíveis de implantação em Três de Maio, por isso ela destaca a importância da visita e da troca de experiência entre as escolas.

Em Três de Maio, o projeto de Escola do Campo deve iniciar já no próximo ano, e gradativamente ir crescendo e alcançando as séries maiores. Tânia destaca ainda, que as propriedades rurais dos moradores que apoiarão os projetos, não serão apenas propriedades de fonte de renda, mas devem se tornar laboratórios práticos e sala de aula para os alunos. “Os alunos terão a oportunidade de ver a ordenha, observar como é o nascimento de um pintinho, acompanhar o plantio de frutas e hortaliças, enfim, faremos um resgate dos conhecimentos do campo para as nossas crianças, o espaço será utilizado por turmas que estarão integralmente no local e também por turmas das demais escolas de Três de Maio que poderão participar de atividades no interior”, destaca.

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324