SECRETARIA DISCUTE MERENDA ESCOLAR COM AGRICULTORES

Edital de chamada pública para interessados em fornecer produtos será aberto em março


No dia 5 de fevereiro, quarta-feira, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte promoveu uma reunião com os agricultores do município, a fim de orientar e encaminhar os interessados em vender produtos oriundos da sua propriedade rural para a alimentação escolar. O encontro foi coordenado pela nutricionista Daniela da Rosa Baraldi, responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, em parceria com o técnico em Agropecuária da Emater, Leonardo Rustick.

Na oportunidade, eles enfatizaram a importância dos fornecedores participarem do programa da Agroindústria Familiar, o qual é um requisito para poder participar da chamada pública. "Este programa tem por objetivo incentivar o produtor local a permanecer no campo e aumentar sua renda familiar com produtos produzidos pela própria família", explica Rustick.

Desde 2009, os municípios são obrigados a adquirir, pelo menos, 30% da compra da agricultura familiar, conforme a Lei Federal 11.947/2009. Conforme Daniela, os cardápios das escolas municipais já contam com alguns produtos de agricultores da região, entre eles: panificados (bolacha caseiras, minipizzas, pastel assado e macarrão caseiro), sucos naturais de laranja, uva, abacaxi e bergamota; melado colonial, geleia de frutas, frutas da época (morango, melancia, laranja, bergamota) e verduras, como brócolis, couve flor, couve chinesa e repolho.

A Secretaria de Educação informa que, a partir de março, o edital da chamada pública estará com o prazo aberto para entrega da documentação e projeto de venda. Para mais informações, os interessados em fornecer produtos para a merenda escolar poderão entrar em contato com o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, através do telefone (55) 3535-1457.