SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PNAE

Atividade envolveu os municípios de Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, São José do Inhacorá, São Martinho, Sede Nova e Três de Maio


Na semana passada, a nutricionista Daniela da Rosa Baraldi e a agente administrativa Marize Meller, ambas do Setor de Alimentação Escolar, juntamente com a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Vaniria Pless, a representante dos professores Mara Benedix e membro do Controle Interno do Município, Silmar do Amaral dos Santos, estiveram participando de uma formação ministrada para atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
A formação ocorreu em Boa Vista do Buricá e, além deste, envolveu os municípios de Nova Candelária, São José do Inhacorá, São Martinho, Sede Nova e Três de Maio.
O encontro teve a finalidade de auxiliar na implementação das diretrizes do PNAE e na consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no ambiente escolar. Desde o final de 2006, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul constituiu, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/MEC, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFRGS).
A mesma formação faz parte de um portfólio de ações desenvolvidas pelo CECANE UFRGS, com vistas ao aprimoramento do PNAE objetivando capacitar multiplicadores dos conhecimentos relacionados à execução do mesmo. 
Na oportunidade, a nutricionista Daniela da Rosa Baraldi fez uma apresentação da experiência de Três de Maio com a Alimentação Escolar, tais como características do Município, número de alunos atendidos, perfil da clientela, número de refeições, compra da Agricultura Familiar, ações desenvolvidas, dentre outros aspectos relevantes.
A formação envolveu também membros do CAE, Conselho responsável pela fiscalização dos recursos destinados pelo PNAE para a aquisição de gêneros alimentícios. Na formação, os membros receberam esclarecimentos sobre a conduta fiscalizadora que os mesmos devem desempenhar desde o processo licitatório até visitas nas unidades de ensino para verificar condições de higiene e limpeza e preparo do alimento.
Assuntos como elaboração de Cardápios Escolares, Compras da Agricultura familiar, entre outros também estiveram em foco, de maneira interativa com relatos de partes envolvidas e esclarecimentos por parte das palestrantes sobre condutas e legislações vigentes.