FORMATURA DO PROERD REÚNE 280 ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Programa é desenvolvido no Município há 16 anos e já capacitou mais de 5 mil estudantes


Na manhã de hoje, 13, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, ocorreu a formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência, o PROERD Alunos, desenvolvido no município de Três de Maio pela Brigada Militar há 16 anos e coordenado pelo sargento Dilso Secconi.
O evento reuniu 280 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, Instituto Estadual Educacional Cardeal Pacelli, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese (Ciep) e Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco.
Estiveram presentes o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Ernani Moreira Rehn, representando o prefeito municipal Olívio José Casali; assessoras pedagógicas Fátima de Rosso Dias e Sara Meneghetti Turra (representando o Conselho Municipal de Educação); diretor do Transporte Escolar, Ademir Schimanko; presidente do Legislativo, vereador Luiz José Lena; diretora da EMEF Germano Dockhorn, Marjane dos Santos, anfitriã do evento; diretores e professores das escolas participantes do projeto; comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Paulo Ricardo Pinto Rogério; tenente Celito Eduardo Albuquerque; coordenador do Projeto Centro de Apoio ao Jovem Estudante do Brasil (CAJEB), Alceu Jordani; pais, alunos e professores.
Conforme o instrutor Dilso Secconi, o PROERD tem o objetivo de educar e fornecer ferramentas importantes na educação e ampliar o conhecimento a fim de melhor identificar e prevenir o uso de entorpecentes. “O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Brigada Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e mais segura”, afirma.
Em Três de Maio, mais de 5 mil estudantes já participaram do programa, que leva informação sobre drogas e principalmente orienta crianças e adolescentes para um mundo melhor. Atualmente, são quatro cursos oferecidos: para os alunos da Educação Infantil, Proerd para 5º Ano do Ensino Fundamental, Proerd para o 7º Ano do Ensino Fundamental e Curso Proerd para Pais.
Fazendo uso da palavra, o comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Paulo Ricardo Pinto Rogério falou do desafio da corporação no combate às drogas no Município, e por isso, o programa desenvolve um trabalho fundamental no quesito da prevenção. “Quanto mais crianças tiverem contato com o PROERD, mais seguras estarão para ficarem livres das drogas”, orientou.
Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Educação Ernani Moreira Rehn, falou da importância do programa para a vida de cada estudante. “A busca pelo conhecimento é o único caminho capaz de libertar das mazelas que por ventura vierem a se interpor na vida de vocês. O programa não acaba aqui, na formatura. De agora em diante, cada aluno é mais um sargento Dilso na defesa do programa e no combate as drogas”, ressaltou.
A anfitriã do evento, diretora Marjane, enfatizou que o PROERD acontece através de uma soma de esforços, entre professores, diretores, Brigada Militar, Poderes Legislativo e Executivo, bem como os pais e familiares dos estudantes. “Espero que vocês, alunos, tenham realmente aprendido nas 10 aulas ministradas e saibam dizer não as drogas”. 
O presidente do Legislativo, Luiz José Lena, destacou que as crianças e adolescentes que participam do PROERD não se perdem, pois sabem a orientação que tiveram, e podem ser comparadas a sementes lançadas em terra boa, que certamente, darão bons frutos e terão um futuro próspero.
Na oportunidade, o coordenador do CAJEB, Alceu Jordani, anunciou os presentes que todos os alunos participantes serão contemplados com bolsas de qualificação profissional, promovidas pelo Centro de Apoio ao Jovem Estudante do Brasil.
A solenidade contou ainda com entrega de mimos aos Alunos Destaques do PROERD e com homenagem das escolas ao instrutor do programa, sargento Dilso Secconi.