PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE SÃO IMPLEMENTADAS EM TRÊS DE MAIO

Yoga e Auriculoterapia ocorrem na ESF Viva Mais e na ESF Viva Família


A Secretaria de Saúde comunica que Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão sendo implementadas em Três de Maio. As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, sendo estes: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura/Auriculoterapia, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
As PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), visando o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado dos pacientes.
Em Três de Maio, num primeiro momento, serão implementadas as práticas de Yoga e Auriculoterapia, na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Mais, que se localiza no bairro São Pedro, e na ESF Viva Família, que se localiza no bairro Oriental. Saiba mais sobre as práticas de Yoga e Auriculoterapia:
Yoga - Prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, trabalhando os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.
Auriculoterapia - A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo encontra-se representado como um microssistema – por meio de esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim. A auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo) que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde.