Justiça restaurativa: pela construção de uma cultura escolar pacificadora

Romper o ciclo de violência e recuperar adolescentes para o convívio social e escolar é o objetivo da justiça restaurativa.


Em uma parceria do Governo Municipal e Poder Judiciário de Três de Maio, foi realizado na última sexta-feira, 13 de setembro, o evento de justiça restaurativa e suas práticas. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades locais e regionais.

Durante o evento foi abordado sobre a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas com o objetivo de romper o ciclo de violência e recuperar adolescentes para o convívio social e escolar sem a necessidade de aplicação de medidas de caráter meramente punitivo.

Esteve à frente dos debates a Secretária Municipal de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa, Maria da Graça Faccin, Pós-Graduanda em Justiça Restaurativa e Mediação pela UNIJUÍ, Carina Mayer e a Psicóloga Fernanda Pezzi.

De acordo com o perfeito municipal, Altair Copatti, “justiça não é punir, é compreender e tentar resolver o problema existente, é necessário ter decisões acertadas e ter agilidade quando se trata de justiça restaurativa para que tenhamos a construção de uma cultura escolar pacificadora, no município e no mundo”.

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cintia Klatt/ Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346