PROGRAMA EDUCACIONAL DE COOPERATIVAS ESCOLARES INTEGRA O CURRÍCULO DO ENSINO MUNICIPAL

O Programa Cooperativas Escolares tem como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes


O Governo Municipal de Três de Maio e a Cooperativa Sicredi Noroeste RS/MG celebraram entre si um acordo de cooperação, que tem por objeto desenvolver o Programa Educacional Cooperativas Escolares.

O Programa Cooperativas Escolares tem como objetivo ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

No município o programa é implantado na EMCM Caminhos Inovadores, através da Cooperativa Escolar (Cooper União), a qual é orientada pela professora Ingrid Angela Welter, que tem formação com a Sicredi.

Alunos que se tornaram sócios-fundadores da Cooper União no ano de 2022 são estudantes do 6º ao 9º ano que participam de encontros semanais no contraturno. Nesses encontros, através do Jogo da Cooperlândia, os estudantes vêm aprendendo sobre o cooperativismo, seus princípios, as habilidades individuais e o trabalho em equipe.

No ano de 2023 novos estudantes da escola tornaram-se associados da Cooperativa, totalizando 42 alunos. Naquele ano, através de estudos e pesquisas, desenvolveu-se o primeiro objeto de aprendizagem que são os "Vasinhos de Flor", confeccionados a partir de garrafas pet. Dessa forma, a Cooper União colabora com o meio ambiente e a comunidade local, a partir da reutilização desses materiais, aliando com a aprendizagem de várias habilidades.

No presente ano de 2024, há a contínua renovação dos associados, assim como a sequência no Jogo da Cooperlândia, ressalta-se que a Cooper União também participa de eventos de integração entre as cooperativas escolares, como o Intercoop, além de ações no Dia C (Dia de Cooperar) e demais atividades escolares.

 

Para mais informações sobre o Acordo de Cooperação acesse o pdf em anexo.