AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS OCORREU ONTEM

Atividade foi realizada no Auditório do Palácio Municipal Walter Ullmann


Na tarde de ontem, 12 de maio, ocorreu a 1ª revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A atividade reafirmou a necessidade do gerenciamento dos resíduos, através da sua adequada disposição, melhoria e ampliação da coleta seletiva, da logística reversa e da compostagem de resíduos úmidos, por meio de um conjunto de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, levando em consideração os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos, priorizando atender requisitos de caráter ambiental, social e de saúde pública.
A revisão do PMGIRS foi iniciada em 2020, por meio da contratação de uma empresa especializada com apoio de representantes do Poder Público, da Sociedade Civil Organizada, dos setores de comércio e indústria, culminando na versão preliminar, que foi apresentada na Audiência Pública de ontem.
A revisão do PMGIRS foi realizada de forma participativa e buscou envolver todas as secretarias municipais e grupos organizados para uma construção mais assertiva de propostas de diretrizes, metas e ações do plano. Sendo assim, muitas contribuições e dúvidas foram sanadas no momento dessas apresentações e reuniões, sendo que na medida do possível, foram acolhidas as sugestões apresentadas.