IDOSOS PARTICIPAM DE AULAS DE HIDROGINÁSTICA

Atividades são realizadas na Escola de Educação Especial Helen Keller


Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desde 2009, a Secretaria de Desenvolvimento Social vêm desenvolvendo de forma intensa, atividades voltadas ao público infantil, jovem e idoso, pensando no seu bem estar físico e mental, contribuindo positivamente para a elevação da estimativa de vida deste público. 
A fim de melhorar a qualidade dos idosos do município, desde 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Social oferece aulas de hidroginástica para os idosos inscritos no Cadastro Único. As atividades são realizadas na Escola de Educação Especial Helen Keller, sob a coordenação da educadora física Patrícia Müller Doege, que atende seis turmas duas vezes por semana, totalizando 90 idosos.
Além das aulas, os idosos recebem todo o material necessário para a prática das atividades (sacola, toalha de banho, touca, maiô para as mulheres e bermuda para os homens) bem como o transporte, que é disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. 
Conforme Patrícia, a realização do exercício físico na terceira idade, através da hidroginástica, é muito importante, pois são trabalhados todos os músculos do corpo sem impacto, já que a atividade é realizada dentro da água. “A hidroginástica faz bem para a flexibilidade, trabalha os músculos dos braços e das pernas, as articulações e também serve como entretenimento, já que os idosos podem sair de casa e se relacionar com outras pessoas”, destaca.
Para a idosa Ercilia Petronilda Jahn, de 72 anos, participar das aulas é muito bom, pois além de realizar exercícios físicos, a hidroginástica possibilita construir laços de amizade. “Participo das aulas desde o ano passado, e para mim tem sido muito benéfico realizar atividades dentro da água, pois tenho uma prótese na perna e graças às aulas de hidroginástica estou me sentindo muito bem”, enfatiza.