Governo Municipal incentiva luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Atividades realizadas são alusivas ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.


Por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar de Três de Maio, foram realizadas durante uma semana atividades alusivas ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A equipe trabalhou com oficinas temáticas e de prevenção à violência sexual junto ao CRAS e panfletagem no comércio do munícipio. O gabinete do Prefeito Municipal, Altair Copatti, e demais secretárias do Governo Municipal receberam a visita da equipe no último dia 15 de maio.

“É de extrema importância informar e mobilizar a comunidade sobre a necessidade da denúncia, precisamos de um olhar atento para amenizar ou até diminuir os casos de violência e adolescentes em nosso município, estado e país” destaca prefeito municipal.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, em Três de Maio há 10 casos de crianças e adolescentes que foram vítimas de violência e que estão sendo atendidas pelo CREAS. “É de suma importância que quando a população notar algo suspeito que seja feito a denúncia que é sigilosa, não há necessidade de se identificar” destaca a secretaria.

A violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, exploração do corpo e da sexualidade, seja pela força ou coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias a sua idade cronológica ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas, o abuso sexual e exploração sexual. Entenda a diferença:

ABUSO SEXUAL: É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

EXPLORAÇÃO SEXUAL: A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

 

COMO DENUNCIAR

Se você suspeitar ou conhecer alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual colabore e denuncie. As denúncias podem ser realizadas no Conselho Tutelar (3535-1725), CREAS (3535-8872), Disque Denúncia Direitos Humanos (100) e ainda Disque 190.

A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país. Denuncie.

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cintia Klatt/ Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346