Prefeitura retoma atividades com grupos de idosos

Coral e dança tradicionalista estavam desarticulados desde 2015


Em 2025, a população brasileira terá cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos e, em 2050, a quantidade de pessoas idosas será maior ou igual a de crianças e jovens de 0 a 15 anos. As previsões são da Organização Mundial da Saúde e IBGE e constam no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) que indica o dever do Estado em cuidar do bem-estar e da qualidade de vida dessas pessoas.

O assunto tem grande relevância para o governo municipal de Três de Maio que está retomando ações voltadas a essa parcela da população - neste mês, coral e grupo de danças para idosos foram reativados. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, desde 2015 as atividades estavam suspensas por falta de recursos.

“Esse projeto existia há alguns anos e a gente estava desde o ano passado tentando retomar. É de interesse do Município retomar as atividades e, também, era grande a procura pois os projetos existiam há muito tempo. Em conversa com o prefeito, Altair Copatti, e a coordenadora dos projetos, a assistente social Arlete Dalpisol, colocamos isso como prioridade”, explica Marta.

De acordo com a secretária, a prática de atividades diferenciadas implica diretamente na qualidade de vida da pessoa idosa.

“Normalmente, idosos ficam muito tempo em casa e a socialização é importante. Chega a Terceira Idade, a família continua trabalhando e eles ficam mais sozinhos... Então, por isso é importante essa troca de experiências, de conversas sobre a vida, sobre os filhos, sobre a família. É essencial para bem-estar deles”, reforça a secretária.

 

CANTO E DANÇA

O coral “A Arte de Cantar na Melhor Idade” existe desde 2010, já tem até um CD e DVD gravado e participa de diversos eventos, festivais e demais apresentações. A turma que retomou as atividades conta com 16 integrantes e o professor coordenador das atividades é Fábio Diniz Ribeiro. As aulas de canto acontecem todas as quintas-feiras, das 8h às 10h, na Casa da Cidadania.

Exclusivo para mulheres, o grupo de dança tradicionalista gaúcha “Anitas na Melhor Idade” também voltou a funcionar. Com coordenação da professora de dança Ivone Inês Rossi Bonapaz, cerca de 15 senhoras retomaram os passos no último dia 13. A participação também é aberta a todas as interessadas. As aulas acontecem às sextas-feiras, 14h30, também na Casa da Cidadania.

Os grupos de idosos são atividades que integram o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Para participar, basta ter mais de 65 anos e estar registrado no Cadastro Único do município. Mais informações podem ser obtidas na secretaria ou pelo telefone  (55) 3535-9391.

 

Texto: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação

Fotos: Divulgação/Secretaria de Desenvolvimento Social

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br | (55) 3535-3239 | (55) 9.9917-7346