CMADTM e Secretaria de Saúde realizam pedágio educativo em Três de Maio

Conselho e Secretaria desenvolveram o trabalho para alertar sobre os perigos do Álcool


O Conselho Municipal Antidrogas de Três de Maio (CMADTM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã do último sábado, dia 18, das 9 às 11 horas, um pedágio educativo (sem cobrança) em algumas ruas do centro de Três de Maio, o trabalho visou alertar os motoristas sobre os perigos do alcoolismo.

O dia 18 de fevereiro, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, e pensando em como o álcool se tornou um problema para muitas pessoas e suas famílias, o Conselho Antidrogas e a Secretaria de Saúde planejaram essa parceria com o objetivo de mostrar aos motoristas os riscos do consumo desenfreado de álcool, para isso, foi entregue sacolinhas para acondicionar lixo no interior do veículo estampadas alertando sobre o assunto, além disso, foi entregue material impresso alusivo à data. O pedágio ocorreu nas ruas Rio de Janeiro e Horizontina e nas Avenidas Uruguai e Senador Alberto Pasqualine.

Para ter uma ideia da dimensão do problema, é preciso observar que acidentes de trânsito constituem a segunda causa de morte entre homens jovens no Brasil, e que esses acidentes ocorrem mais à noite e com indivíduos vindos de festas/bares, geralmente após consumo de álcool e/ou outras drogas. Portanto, quando falamos em “drogas”, devemos trazer ao centro do debate e da prevenção as drogas ilegais, e em conjunto a estas, as drogas legais, que tem maiores índices de consumo e por isso maior impacto na vida das pessoas.

Segundo a Revista Panamericana de Saúde Pública, estima-se que no Brasil aconteçam 50 mortes/dia, tendo como causa direta o álcool, e destas, 90% das vidas perdidas de forma evitável são de homens. O uso abusivo de álcool também está relacionado à violência doméstica e problemas no trabalho.

Para o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Paulo Fábio Pereira, a comunidade deve se envolver em atividades que visam o combate às drogas, “Frente a esta realidade toda a comunidade do município de Três de Maio deve envolver-se nas ações da causa antidrogas. Qualquer omissão, de sujeitos ou entidades, significa, em linhas gerais, agravar o resgate ético a saldar, pois isso representa o avanço das drogas na sociedade vulnerabilizando vidas. O CMADTM estará cada vez mais presente em atividades na comunidade para propor e promover ações que busquem construir possibilidades para o resgate da vida humana”, conclui. 

A secretária municipal de Saúde, Gislaine Mella, que participou do pedágio, explicou que ações como esta, em parceria com o Conselho, devem ser mais frequentes, e que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, será pautada na prevenção, seja na questão de drogas, como em outras questões de saúde. “O Alcoolismo, é um problema de saúde pública, temos que ficar alertas quando aos problemas que o álcool está trazendo para as famílias, trabalho e os seus efeitos na saúde do próprio usuário. Estamos felizes com a receptividade dos nossos motoristas em receber nosso material, e prestar atenção nas orientações, assim vemos que o trabalho trará resultados, seremos parceiros sempre do Conselho, afinal estamos trabalhando para o mesmo fim, que é melhorar a vida da população de Três de Maio”, conclui.

Nos próximos dias, a Secretaria e o Conselho, devem envolver os alunos no assunto das drogas, para isso, será feita uma atividade nas escolas com a participação das agentes comunitárias de saúde.