Fortalecimento do SUAS é tema da Conferência de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social foi o principal destaque da Conferência que definiu prioridades para Três de Maio


Na terça-feira, dia 11, o Conselho Municipal de Assistência Social de Três de Maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito Altair Copatti, da Presidente do Conselho de Assistência Social, Arlete Dalpisol, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, além de demais autoridades e comunidade local, dentre usuários da Política, Trabalhadores do SUAS, representantes de Entidades Socioassistenciais e representantes dos órgãos Governamentais, que lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores com o principal objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arlete Dalpisol, falou sobre a importância da participação da comunidade em discussões como a da Conferência, mostrando a importância do diálogo de todos para uma construção de políticas sociais que venham ao encontro da comunidade, dos anseios por ela desenvolvidos.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, destacou, que atualmente a política de Assistência Social, tem evoluído muito, e isso é extremamente positivo. Segundo o prefeito, os avanços nas políticas sociais são visíveis e serão amplamente implementados durante seu período frente ao Executivo Municipal.

Os alunos da Escola de Educação Especial Helen Keller, os participantes da Associação de Deficientes Visuais de Três de Maio e os alunos dos Projetos Sociais do CRAS, fizeram diversas apresentações artísticas durante a Conferência, destacando a importância de cada uma das entidades no desenvolvimento da vida em conjunto.

O palestrante Marcelo da Silva, que é Assistente Social da Federação das APAES do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenador Estadual de Assistência Social da FEAPAES-RS, tem grande experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Pessoas com Deficiência, Mercado de Trabalho, Políticas Públicas e de Direitos, atuando principalmente os temas de Assistência Social, inclusão, acessibilidade, assessoramento, defesa e garantia de direitos, e durante a Conferência representou o Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul. Marcelo falou sobre o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e destacou principalmente a questão de garantir os direitos, respeitando os deveres e fortalecendo o Sistema de Assistência Social com o trabalho transversal de todos.

Ainda durante a Conferência foram discutidos eixos temáticos, elencadas prioridades para levar até a Conferência Estadual, pelos delegados que também foram escolhidos durante o evento.

Texto: Gabriel Lautenschleger

Fotos: Diogo André Wolf