REDE MUNICIPAL DE ENSINO REALIZA II AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FORMATIVA DOS ESTUDANTES

Avaliações ocorreram no mês de novembro


Com o objetivo de obter informações sobre o desempenho dos estudantes, oportunizando aos gestores um diagnóstico da aprendizagem com a priorização curricular, bem como planejar o próximo ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou no mês de novembro, a II Avaliação Diagnóstica e Formativa dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Conforme o Departamento Pedagógico, em virtude das aulas não presenciais ocasionadas pela pandemia, foi impossível cumprir todas as habilidades previstas para cada turma, havendo uma flexibilização do currículo com o desenvolvimento das habilidades prioritárias a partir dos mapas foco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Embora tenha sido realizada a priorização das habilidades em todos os componentes curriculares, estão sendo aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, disponíveis nas Plataformas de Apoio a Aprendizagem ( 3º ao 9º ano) e Tempo de Aprender (1º e 2º anos) visando aferir o desempenho dos estudantes nas habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas.

Com base nos resultados da avaliação e da escuta dos profissionais da educação, haverá a redefinição do que ensinar e como avaliar em 2022, através de um continuum currículo que faça sentido ao cenário, às adversidades e às condições da comunidade escolar para que a rede possa apresentar performance na evolução nos indicadores de aprendizagem com vistas a garantia de uma educação pública de qualidade social para todos e cada um.