CREAS REALIZA ATIVIDADES RELACIONADAS AO JUNHO VIOLETA

Mês é dedicado à prevenção da violência contra os idosos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), iniciou nesta semana um ciclo de palestras nos grupos de idosos sobre o Junho Violeta.
O mês é dedicado ao desenvolvimento de atividades de sensibilização e conscientização, cujo objetivo é a prevenção de novas situações de violência contra os idosos, sendo que no dia 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
As formas de violência mais comuns são:
Física: é todo ato violento com uso da força física mediante empurrões, beliscões, tapas, socos ou com o uso de armas.
Psicológica: qualquer forma de desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Pode resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.
Negligência/abandono: negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados do idoso, como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.
Econômico-financeira e patrimonial: consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos e no uso não consentido.
Os canais para denunciar a violência contra a pessoa idosa podem ser através do Disque 100, do CREAS (3535 8872), Polícia Civil (3535 1842) e Polícia Militar (190).