I Encontro Intersetorial debate violência contra a Mulher

Com o tema Direito, Psicologia e Políticas Públicas o encontro lotou o Auditório da Setrem


A Prefeitura de Três de Maio, através da Secretaria de Políticas da Mulher, a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, realizou no último dia 13, segunda-feira, o "I Encontro Intersetorial Direito, Psicologia & Políticas Públicas: avanços e desafios”, o evento que foi realizado no Auditório da Setrem, foi aberto a população e gratuito para os participantes. O encontro fez parte da programação da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

Alunos da Setrem e comunidade puderam acompanhar três palestras que debateram a temática apresentada. As convidadas foram, a Doutora em Direito, Joice Graciele Nielsson, professora da Unijuí, e atua nos temas: Gênero, Feminismo, Constituição, Diversidade, Teoria da Justiça e Direitos Humanos. A Mestre em Psicologia, Cris Aline Krindges, professora do Curso de Psicologia da Setrem, atuando principalmente nos temas: avaliação psicológica, intervenções clínicas e psicossociais, psicologia jurídica, violação de direitos humanos, abuso sexual infanto-juvenil e mulheres em situação de violência. A terceira convidada da noite, é a Mestre em Ciências Jurídicas, Márcia Herbertz, Secretária de Políticas da Mulher de Três de Maio.

A doutora Joice Nielsson, explicou em sua fala, que 75% das mulheres já sofreram violência dentro de casa, e por isso que é importante debater o assunto, segundo ela, as crianças que vivem em lares violentos em sua maioria irão reproduzir na sociedade comportamentos refletivos a essa violência, seja como agressor ou como vítima de agressão, por isso a discussão do assunto é um dever da sociedade. Joice ainda explica que a violência contra as mulheres sempre existiu, “até alguns anos atrás, a violência e a falta de direitos das mulheres era socialmente autorizada, as mulheres viviam em um modelo de sociedade patriarcal onde o homem era ‘dono' de tudo o que estava abaixo dele, inclusive das mulheres e filhos. A violência sempre existiu, o que não existia era a possibilidade das mulheres saírem desta situação, o que ocorreu após a sanção da Lei Maria da Penha, que definiu o que é violência, seja ela moral, psicológica, patrimonial, sexual ou física”, destacou.

Em sua explanação, a Mestre em Psicologia, Cris Aline Krindges, professora do Curso de Psicologia da Setrem, falou aos presentes sobre o atendimento que é realizado aos agressores, Cris destaca que o tratamento realizado a quem comete a violência é essencial para que o ciclo violento termine. “Se não tratamos os agressores, a violência é perpetuada, pois podemos utilizar medidas protetivas em favor da vítima, mas o agressor se não for acompanhado, vai promover a violência em um próximo relacionamento, gerando um ciclo, que deve ser interrompido com psicoterapia e psicoeducação”, explica. Segundo ela, é necessário que o agressor se dê conta da sua ação violenta, mostrar o que a mulher representa e assim proporcionar a interrupção de atitudes violentas.

Atualmente o curso de Psicologia realiza um trabalho com estagiárias no Fórum de Três de Maio, que fazem o acompanhamento de homens que foram acusados de ações violentas contra suas companheiras.

A última fala da noite, foi realizada pela Secretária de Políticas da Mulher de Três de Maio, Márcia Herbertz, que falou aos presentes sobre a Rede de Proteção da Mulher no município e as políticas públicas implementadas na defesa dos direitos das mulheres. Márcia explicou como as mulheres tem acesso aos atendimentos do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, mantido pela Prefeitura de Três de Maio, que presta serviço de Assistência Social, Psicologia e suporte Jurídico as mulheres vítimas de violência. “A Rede de Proteção a Mulher de Três de Maio é de extrema importância para o desenvolvimento de ações de proteção as mulheres, em resultado ao trabalho conjunto da rede, com o desenvolvimento de políticas públicas por parte do Município, estamos há cinco anos sem assassinatos de mulheres em decorrência de violência doméstica”, finaliza.

Campanha realiza atividade nesta sexta-feira, 17

Além do encontro realizado na segunda-feira, no dia 17, próxima sexta-feira, ocorre à partir das 08h30min, na Câmara de Vereadores, o lançamento do "Gibi Maria da Penha”, com a rede de proteção e diretoras de escolas, com fala de Salete Beatriz Roszkowski, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e de Rosângela Dorneles, da Rede Lilás/RS. Às 14 horas será realizada palestra sobre Desafios da Política para Mulheres e o Trabalho em Rede, ministrada pela psicóloga Cris Aline Krindges, da SETREM.

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324