CAMINHADA DAS VITORIOSAS CELEBRA SETE ANOS DE IMAMA

Unidade Regional do Instituto da Mama foi idealizada pela Primeira-Dama Elizabeth Caraffa


O Imama (Instituto da Mama) do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2000, pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).  Foi fundado em 29 de julho de 1993, e, desde então, é presidido pela mastologista Dra. Maira Caleffi.
Nesse sentido, o Imama busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando  a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além da qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.
Logo que o prefeito Olívio José Casali assumiu a Prefeitura de Três de Maio, em janeiro de 2009, a primeira-dama Elizabeth Caraffa, mais conhecida como dona Beth, foi convidada a participar em março de uma conferência para Primeiras-Damas do RS, em Porto Alegre. 
As palestras da conferência foram proferidas pelo Imama e, no mesmo momento, a dona Beth se dirigiu até aos organizadores mostrando-se interessada em saber o que seria necessário para trazer a Três de Maio um Núcleo do Imama.  Após muitas negociações e viagens, no dia 27 de  novembro do mesmo ano, 2009, este sonho e esta missão se tornavam uma realidade, pois foi inaugurado o Núcleo de Conscientização do Imama em nossa cidade, junto a Unidade Central de Saúde. Pelo trabalho eficiente e comprometido da equipe do Imama, mais tarde, se tornou uma Unidade Regional, atendendo muitos municípios e, hoje, é a única no Estado do Rio Grande do Sul.
Dona Beth sempre falou que teve muitas perdas de pessoas da sua família de câncer e, portanto, priorizou em sua vida, trabalhar a prevenção desta grave doença e desta forma, salvar vidas.
Para o Imama ter o seu funcionamento regular é preciso contar com os parceiros institucionais que auxiliam financeiramente para o seu desenvolvimento administrativo, pois somente desta forma e com a participação de voluntárias capacitadas, a Unidade Regional do Imama com sede em Três de Maio, busca atingir o seu objetivo maior que é salvar vidas. O Imama conta com o apoio da Secretaria da Mulher, que libera a secretária executiva a parceria com a Secretaria da Saúde e também conta com os parceiros institucionais que mantêm todo o trabalho desenvolvido pela Unidade e que estão engajados desde a fundação: Prefeitura Municipal, Sicredi, Baterias Mil Léguas , Extragás, Móveis Canção e Coopermil.
Para celebrar os sete anos de fundação do Imama em Três de Maio, foi realizada no sábado, dia 29 de outubro, a sétima edição da Caminhada das Vitoriosas, que se realiza anualmente, e encerra as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 
O evento teve abertura às 8h30, na praça da igreja matriz católica, com a participação da comunidade e lideranças municipais. Na oportunidade, fizeram o uso da palavra a supervisora regional, que destacou a importância do diagnóstico precoce e a meta de salvar vidas. Também falaram a vitoriosa Fabíola Grando e a prefeita municipal de São Martinho, Araci Zelia Kolling Irber, que agradeceram o suporte que o Imama dá às mulheres que enfrentam a doença sempre com muita fé, coragem e apoio da família e do Instituto da Mama.
A prefeita Araci destacou a importância do trabalho do Imama e da Caminhada das Vitoriosas, relatando que a comitiva de São Martinho esteve presente com 23 mulheres. Ela disse ainda que, em se tratando de câncer de mama, a prevenção é fundamental. “A doença é curável quando é descoberta a tempo. Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje na prevenção”, alertou.
Ainda, houve um momento de reflexão pelo padre Giani Marcos Pitol e pela pastora Mariza Allebrandt, além do pronunciamento do prefeito municipal Olívio José Casali.
O prefeito Casali parabenizou a primeira-dama pelo trabalho realizado e pela Unidade Regional, a única no Estado, atender em torno de 25 municípios, promovendo palestras e incentivando a prevenção para que se faça o exame da mama com objetivo de curar. “A cidade toda está engalanada nesta luta. E a Avenida Uruguai está decorada com centenas de placas educativas, informativas visando o combate ao câncer de mama”, ressaltou o prefeito municipal.
Após os pronunciamentos, as voluntárias do Imama prestaram uma emocionante homenagem a dona Beth pelo belíssimo trabalho que realiza todos os dias, entregando um quadro, que representa o início de todo o trabalho. No quadro, consta os dizeres de uma parábola bíblica, de Coríntios: “Deus disse que das trevas resplandece a luz. Temos esse tesouro em vaso de barro para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em toda a parte somos atribulados, mas não angustiados, perplexos mas não desanimados, perseguidos, mas não desamparados, abatidos mas não destruídos”. (2 Cor.4 6-9)
Antes de dar início à caminhada, educadoras físicas realizaram um alongamento com os participantes. A Caminhada das Vitoriosas percorreu a Avenida Uruguai, passou a rótula com a Rua Horizontina, e retornou para encerramento na Praça Henrique Becker Filho, com sorteio das camisetas do Grêmio e Internacional entre os participantes.
 
 
O Imama agradece aos parceiros da Caminhada:
- Brigada Militar
- Trilheiros Vigaristas
- Secretaria de Saúde
- Secretaria da Mulher
- Secretaria de Obras
- Play Sonorizações
- Magali, instrutora de educação física
- Padre Giani (Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
- Pastora Mariza (Comunidade Evangélica São Paulo)
- Rádio Colonial
- Rádio Cidade Canção
- Jornal Semanal
- Corsan
- Escoteiros
- Consulado do Grêmio (Carlinhos Thomé)
- Consulado do Inter (Vinicius Kochann)
 
E aos parceiros da Unidade Regional do Imama
- Prefeitura Municipal de Três de Maio
- Baterias Mil Léguas
- Liquigás
- Móveis Canção
- Coopermil
- Sicredi
 
 
Agradecimento também à todas pessoas que de uma forma ou de outra participaram da Caminhada e às empresas que enfeitaram suas vitrines na cor rosa.