Secretaria de Educação realiza Formação Continuada de Professores

Formação foi realizada de forma online, com mesa de conversação, conferências, debates e ações.


A pandemia do novo coronavírus fez com que as instituições de ensino de todo o país fossem fechadas como medida contra a proliferação do vírus. Em Três de Maio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte procurou se readequar a nova realidade, adotando o sistema de aulas remotas, logo no início da pandemia.

Nesse sentido, os educadores da Rede Municipal são constantemente acompanhados e orientados, a fim de que possam, dentro dos limites que o momento exige, oferecer o melhor para seus alunos.  Assim sendo, a Secretaria Municipal de Educação realizou, durante todo o primeiro semestre de 2020, cerca de sete reuniões de avaliação e acompanhamento do trabalho dos professores via plataforma google meet, com a assessoria do PROIPE/UFSM, além de encontros com Direções e Coordenações Pedagógicas das escolas municipais.

Já no mês de julho, nos dias 22, 23 e 24, foi realizada mais uma etapa da Formação Continuada de Professores em formato totalmente online, o que possibilitou, além do acesso dos professores, também de funcionários das escolas.

No dia 22 de julho, ocorreu o primeiro momento da formação com a temática “Educação ambiental à luz dos novos tempos” desenvolvida pelo professor Dr. Genebaldo Freire Dias da Universidade Católica de Brasília e pela professora doutoranda Clarissa Massi da Universidade Estadual de  Londrina. Na quinta-feira 23 de julho, foi a vez do professor e Pós-doutor Reinaldo Fleury, da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolver o tema “O ambiente de vida e o viver em plenitude”.  

Já na parte da tarde do dia 23, os educadores puderam participar de duas mesas de debate simultâneas, porém com temáticas diferenciadas, de acordo com a área de interesse de cada um. “Educação Infantil e Alfabetização na pandemia” foi o assunto da primeira mesa que reuniu as professoras debatedoras: Prof.ª Dr.ª Aruna Correia Noal da UFSM; Prof.ª Daniele Barros Vargas Furtado,  Mestre em Educação da Rede Municipal de Santa Maria e Prof.ª Dr.ª Jane Schumacher, do Centro de Educação da UFSM e foi voltada para os professores de Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos.

Os trabalhos da primeira mesa, foram mediados pela Secretária Municipal de educação de Três de Maio, prof.ª Tânia Beatriz Georgi. Simultaneamente, os professores das séries finais, participaram do debate sobre “A vulnerabilidade dos adolescentes e os desafios atuais”, temática esta, desenvolvida pelo Prof. Dr. Welson Barbosa Santos da Universidade Federal de Goiás e Psicóloga Verônica Kist de Santa Maria.

O último dia da Formação Continuada, 24 de julho, foi marcado por duas importantes conferências. A primeira, na parte da manhã, teve como tema “Avaliação Formativa” e foi desenvolvida pela Prof.ª Drª. Valesca Brasil Irala da UNIPAMPA, tendo como mediador o Prof. Dr. Paulo Alfredo Schonardie, coordenador do Polo Universitário Federal de Três de Maio.

Já na parte da tarde, concluindo os trabalhos de formação da etapa de julho, foi desenvolvida a temática “A interdisciplinaridade como princípio educativo” que teve como palestrantes o Prof. Dr. Maurícius Salvero Pazinato da Universidade Federal do RS e a prof.ª Dr.ª Caroline Raquel Bender da UNIPAMPA, com mediação do prof. Dr. Paulo Silveira da UNIPAMPA.

De acordo com a Secretária de Educação, Tânia George, “todo esse trabalho foi carinhosamente pensado pela SMECE de Três de Maio, com assessoria do PROIPE/UFSM, visando proporcionar aos educadores de nosso município, oportunidades únicas de debater temas pertinentes à realidade das escolas hoje inseridas num contexto de pandemia”.

De acordo com a avaliação de vários professores da Rede Municipal de Três de Maio, a Formação atendeu as expectativas do grupo, trazendo temáticas inovadoras e palestrantes muito bem preparados.

 

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cíntia Klatt / Coordenadoria de Comunicação Social  Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-1964 / (55) 9.9917-7346