Três de Maio recebe Secretários de Educação da região

Reunião dialogou sobre os principais desafios na área educacional


A Secretaria Municipal de Educação de Três de Maio, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 06, os secretários e representantes de Secretarias Municipais de Educação dos 22 municípios que compõe a Associação dos Municípios da Região da Grande Santa Rosa, a reunião ocorreu no Auditório da Prefeitura e contou com a participação do Prefeito Altair Copatti e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS.

No início da reunião, os Secretários dialogaram sobre os Polos Universitários Federais e sobre os Institutos Federais de Educação, seus principais desafios e a sua importância inclusive para a formação continuada de professores.

A coordenadora da Área de Educação da Famurs, Marlise Fernandes, falou ainda aos gestores sobre três assuntos que são pertinentes à todos os municípios e se apresentam como desafios para os gestores: Transporte Escolar, Creches/Educação Infantil e os cursos ofertados pela Escola de Gestão da Famurs. Marlise destacou que o trabalho da Famurs junto ao Governo do Estado referente ao transporte escolar, é que o Estado aumente o repasse aos municípios e que o Estado se responsabilize por realizar a reposição para o transporte de recuperação de dias letivos, que vão ocorrer após o término das aulas das redes municipais. Marlise ainda colocou a Famurs à disposição para interceder juntos ao FNDE a questão de obras para escolas de educação infantil e estudo de convênios para vagas em escolas particulares, o que segundo ela é diferente de compra de vagas, pois através dos convênios ocorre de 80 à 100% de retorno do Fundeb ao Município, o que não ocorre em situações de compra de vagas.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, destacou que o trabalho dos municípios, mesmo as vezes com poucos recursos é de trabalhar uma educação de qualidade aos alunos, fornecendo a base para o aprendizado. Copatti ainda destacou que o trabalho de educação não se restringe ao município, por isso a reunião para dialogar e apresentar experiências entre os municípios é de extrema importância.

 

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324