DIA DA ESCOLA

Data de Início: 15/03/2022
Data de Término: 15/03/2022 às 23:30 hrs

15 de Março – Dia da Escola - CEAV

 

escola é o local que, comumente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas,  hábitos, crenças e etnias.

A importância de se ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação da comunidade.

Uma boa formação escolar é fundamental para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, seja em questões sociais, seja também profissionais, já que a base, além do ambiente familiar, começa na escola. Por isso, aprender como ela é essencial para a construção da trajetória de cada ser humano é um passo valioso durante essa formação.


Clique para mais informações

Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Data de Início: 16/03/2022
Data de Término: 16/03/2022 às 23:30 hrs

 

 

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas - Museu do  Cerrado

Com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância de ações que diminuam o agravamento dos impactos das mudanças climáticasfoi criado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado neste 16 de março.

Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global. Mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento.
 
Resultado de imagem para Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global. Mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento.
Como as mudanças climáticas podem afetar o nosso dia a dia?
 
 
 
 

 

 

 


Clique para mais informações

Dia do Carpinteiro e do Marceneiro

Data de Início: 19/03/2022
Data de Término: 19/03/2022 às 23:40 hrs

Dia do Carpinteiro e do Marceneiro é celebrado anualmente em 19 de março no Brasil. Esta data homenageia o profissional que une técnica e criatividade para criar belos objetos (móveis, por exemplo) a partir do uso da madeira bruta como matéria-prima.

O Dia do Carpinteiro e do Marceneiro é celebrado anualmente em 19 de março  no Brasil | Radio Difusora Batatais

A marcenaria é uma das mais antigas e nobres profissões da humanidade. Neste 19 de março, é celebrado o Dia do Marceneiro (e também do Carpinteiro). A data foi escolhida por ser a mesma que o Dia de São José, marido de Maria na doutrina católica e padroeiro dos carpinteiros e marceneiros, por exercer a mesma função.

Com o passar dos anos, o marceneiro deixou de desenvolver um trabalho mais artesanal com a madeira. Com o advento da tecnologia, atualmente executa os móveis sob medida em softwares e com o grande auxílio de máquinas de todos os portes.

Em meio a essas transformações, convidamos os profissionais, no Dia do Marceneiro, para contar a importância de ter um dia especial da profissão, os desafios e a relevância do ofício da marcenaria na vida pessoal.


Clique para mais informações

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Data de Início: 19/03/2022 às 08:00 hrs
Data de Término: 19/03/2022 às 18:00 hrs

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO SALES GUIMARÃES


Clique para mais informações

DIA NACIONAL DA FELICIDADE

Data de Início: 20/03/2022
Data de Término: 20/03/2022 às 23:30 hrs

Frases para o Dia Internacional da Felicidade. Irradie-se!


Clique para mais informações

DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Data de Início: 20/03/2022
Data de Término: 20/03/2022 às 23:30 hrs

Dia do Contador de Histórias | CAOE Educacional


Clique para mais informações

DIA DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Data de Início: 21/03/2022
Data de Término: 21/03/2022 às 23:30 hrs

Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março.

Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.

SAI - Notícias - Câmara Municipal de Seabra

 

A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Saiba mais sobre o significado do Racismo e do Preconceito.

ONG’s e instituições contra o preconceito racial organizam debates e outras atividades que auxiliem na tentativa de conscientizar a população a acabar com qualquer referência ao racismo e discriminação racial.

Infelizmente, ainda hoje o preconceito e discriminação racial é latente em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Quando se fala em “combate a discriminação racial” significa acabar com todos os tipos de intolerâncias relacionadas com a etnia ou cor de pele do indivíduo, seja ele negro, branco, índio, oriental e etc.


Clique para mais informações

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Data de Início: 21/03/2022
Data de Término: 21/03/2022 às 23:30 hrs

Dia Internacional da Síndrome de Down | FAEF - Faculdade do Grupo FAEF


Clique para mais informações

DIA UNIVERSAL DO TEATRO

Data de Início: 21/03/2022
Data de Término: 21/03/2022 às 23:30 hrs

Anibelli Neto | Deputado Estadual – Classic Style – With Sidebar


Clique para mais informações

SEMANA NACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Data de Início: 21/03/2022 às 08:00 hrs
Data de Término: 26/03/2022 às 17:00 hrs

SEMANA NACIONAL DA SINDROME DE DOWN

SETREM

COORDENADÇÃO DE CLAUDIANE WILLERS


Clique para mais informações

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Data de Início: 22/03/2022
Data de Término: 22/03/2022 às 23:30 hrs

Dia Mundial da Água é comemorado neste sábado - Prefeitura Municipal da  Estância Turística de Pereira Barreto


Clique para mais informações

BAILE DO BOTAFOGO

Data de Início: 26/03/2022 às 22:00 hrs
Data de Término: 27/03/2022 às 05:00 hrs

BAILE DE FESTIVIDADES DO BOTAFOGO ESPORTE  CLUBE


Clique para mais informações

ABRIL AZUL - MÊS DO AUTISMO

Data de Início: 01/04/2022
Data de Término: 01/05/2022

 

Cruz Azul - Saúde e Educação O que é Abril Azul?

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo.

Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.

Qual a importância de conscientizar a sociedade sobre o autismo?

O Abril Azul é importante porque dá destaque ao transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual. Em alguns casos, pessoas com o transtorno chegam a surpreender pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento.

A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir e ajudar.

Causas

Ainda não se sabe ao certo quais as causas para o distúrbio. Acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética: alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação. Porém, é fato que famílias com um filho autista têm mais chances de ter outro filho com o TEA.

A ciência trabalha ainda com causas ambientais, como complicações no parto ou o uso de medicamentos pela mãe durante a gravidez.

Criou-se um mito que determinadas vacinas, como a de sarampo, caxumba e rubéola, seriam responsáveis pelo autismo. No entanto, não há nenhuma pesquisa que comprove isso, e as famílias devem continuar vacinando seus filhos para não criarem um problema de saúde pública.

Sintomas

As ações da campanha devem deixar claro para a sociedade os sintomas do autismo, que podem variar de indivíduo a indivíduo. É possível que o autista tenha dificuldade para ficar em ambientes muito barulhentos e movimentados, não atenda quando chamado, seja muito agitado, goste de ficar sozinho ou ainda tenha o hábito de fazer movimentos repetitivos. Muitas pessoas no espectro têm ainda seletividade alimentar ou dificuldades para dormir.

Alguns sinais podem surgir logo nos primeiros meses, como bebês que não fazem contato visual, ficam quietos demais quando sozinhos, não estranham quando vão para o colo de estranhos, demoram a falar as primeiras palavras ou a engatinhar e andar. Por isso, é importante que os pais estejam informados para que possam procurar ajuda médica caso notem esses sintomas e investigar se é alguma característica do TEA.

Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. No entanto, em alguns casos, pode ser difícil fechar esse diagnóstico, ainda mais em crianças pequenas.

 

 

 

 

 


Clique para mais informações

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Data de Início: 02/04/2022
Data de Término: 03/04/2022

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abrilfoi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Brasil Escola


Clique para mais informações

FESTA MOTOCLUBE

Data de Início: 04/04/2022 às 09:48 hrs
Data de Término: 04/04/2022 às 09:48 hrs

FESTA MOTOCLUBE - ENCONTRO DE MOTOCLUBES


Clique para mais informações