DIA DO APOSENTADO - DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Data de Início: 24/01/2022 às 00:30 hrs
Data de Término: 25/01/2022

ENVELHECER FAZ PARTE DA VIDA!

QUE ISSO SEJA LIVRE, LEVE, HONRADO E DOCE!


Clique para mais informações

25 DE JANEIRO - DIA DO CARTEIRO

Data de Início: 25/01/2022
Data de Término: 26/01/2022

PARABÉNS A TODOSOS CARTEIROS, EM ESPECIAL OS DA NOSSA CIDADE DE TRÊS DE MAIO.

Dia do Carteiro | Sempre Alegria


Clique para mais informações

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Data de Início: 30/01/2022
Data de Término: 31/01/2022

No início do século XX, foi definido o conceito de histórias em quadrinhos e sua técnica começou a ser desenvolvida. Nas primeiras fases, as histórias apenas apresentavam aventuras de crianças e bichinhos, com muito humor.

 

Em 1929, ganharam muita popularidade e na década de 1930, o gênero "aventura" foi incorporado às histórias. Nessa Era de Ouro, surgiu mais um gênero, tipicamente americano: o super-herói, como o Super-Homem, de Siegel e Shuster. 

 

No Brasil, foi instituída a data 30 de janeiro pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem à primeira publicação de uma história em quadrinhos brasileira - “As Aventuras de Nhô Quim” ou “Impressões de Uma Viagem à Corte” em 1839, de Angelo Agostini, cartunista italiano radicado no Brasil, porém eram distribuídas em jornais.

 

A primeira revista em quadrinhos publicada foi O Tico-tico, em 1905, dedicada às crianças, com seus primeiros números trazendo o personagem Chiquinho.

 

Com o tempo, nasceram heróis nacionais, como Lamparina, de J. Carlos; Reco-reco, Bolão e Azeitona, de Luis de Sá; Mônica e Cebolinha, de Maurício de Souza; O Menino Maluquinho, O Pererê, de Ziraldo, que marcou a população adolescente dos anos 60.

 

Vários outros cartunistas ganharam destaque pela criatividade: Henfil (personagens: Graúna e Zeferino), Péricles (personagem: O Amigo da Onça), Fernando Gonsales (personagem: Níquel Náusea), Angeli (personagem: Rebordosa), Millôr Fernandes, entre outros.

 

Atualmente, os quadrinhos servem de base para a educação, sendo utilizados na aprendizagem por terem forma mais agradável. Ao lado da televisão, do rádio, do cinema e da imprensa, as histórias em quadrinhos tornaram-se uma das mais importantes formas de expressão.

30/01 - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


Clique para mais informações

ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Data de Início: 30/01/2022 às 08:00 hrs
Data de Término: 31/01/2022

FESTIVIDADES E ATIVIDADES EM GERAL, AINDA A SEREM ESPECIFICADAS


Clique para mais informações

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

Data de Início: 31/01/2022
Data de Término: 01/02/2022

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

SEJA TIRANDO COELHOS DA CARTOLA OU DESCOBRINDO CARTAS NO BARALHO, O TRABALHO DO MÁGICO É DIVERTIR O PÚBLICO COM ILUSIONISMO. CERCADO DE SEGREDOS E MISTÉRIOS ELE TRÁS SEMPRE UM SORRISO E ALEGRIA A TODOS POR ONDE PASSA.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte saúda o dia 31 de janeiro, data em que se comemora o Dia Mundial do Mágico. Com isso, enaltece a importância dos praticantes dessa arte e técnica, profissionais ou amadores.

O ilusionismo sempre abrilhantou o circo, mas pode ser considerada como uma das artes cênicas, muito frequente em apresentações isoladas, e aplicada a outras linguagens. Também é desenvolvido como hobby – considerado o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da filatelia (colecionismo de selos).

A mágica é, em linhas gerais, a técnica e a arte de entreter e surpreender o público por meio de truques, que envolvem basicamente a prestidigitação (prática de atuar ágil e habilidosamente com as mãos). Mas foram desenvolvidos muitos recursos, com jogos de espelhos e equipamentos, cada vez mais sofisticados e tecnológicos. Os truques são sempre planejados detalhadamente e realizados após muito treinamento.

 

Considera-se que o precursor do ilusionismo no Brasil tenha sido João Peixoto dos Santos. Nos anos 1920, J. Peixoto – como é conhecido – começou uma expressiva difusão dessa arte, juntamente com outros mágicos. Foi o fundador e presidente do Círculo Mágico Internacional, que agregou coletivos amadores em todo o país. Hoje, existem associações de ilusionistas em vários estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros.

O Dia do Mágico foi criado por ser essa a data comemorativa do padroeiro do ilusionismo, São João Bosco, nascido em 1815 e falecido em 31 de janeiro de 1888, em Turim, Itália. D. João Melchior Bosco Também é protetor de Brasília, cujo aniversário é no mesmo dia. recebeu esse título a partir da iniciativa de mágicos da Espanha. O padroeiro teria praticado truques de mágica na adolescência, para auxiliar no sustento da família.

Texto: Marcelo Mavignier – Funarte

31 de Janeiro – Dia do Mágico | Espaço Cultural de Emilia Eiko

 


Clique para mais informações

FEVEREIRO ROXO e LARANJA

Data de Início: 01/02/2022
Data de Término: 01/03/2022

Para conscientizar e incentivar a realização de exames, o mês de fevereiro trabalha duas cores fortes para representar perigosas doenças. A cor laranja, simboliza a Leucemia, que se trata de um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam as células sanguíneas, geralmente de origem desconhecida. E a cor roxa retrata o Lúpus, Fibromialgia e o Alzheimer, sendo duas doenças autoimunes e uma degenerativa, sendo silenciosas em seus sintomas e de progressão gradual.

LEUCEMIA

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. De acordo com o INCA,  existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). As causas da leucemia ainda não estão definidas, mas existem fatores com o risco aumentado de desenvolver alguns tipos específicos da doença, como:

  • – Benzeno (encontrado na gasolina e largamente usado na indústria química).
  • – Radiação ionizante (raios X e gama) proveniente de procedimentos médicos (radioterapia).
  • – Quimioterapia (algumas classes de medicamentos usados no tratamento do câncer e doenças auto-imunes).
  • – Formaldeído: exposição ocupacional em indústrias (química, têxtil, entre outras), área biomédica/saúde (hospitais e laboratórios: antisséptico, desinfetante, fixador histológico e solvente), além do uso não autorizado pela Anvisa desta substância em alguns salões de beleza (procedimento de alisamento capilar).
  • – Produção de borracha.
  • – Síndrome de Down e outras doenças hereditárias.
  • – Síndrome mielodisplásica e outras desordens sanguíneas.
  • – História familiar.
  • – Exposição a agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, infecção por vírus de hepatite B e C.

A detecção deste tipo de câncer pode ser realizada por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. Este diagnóstico precoce possibilita melhores resultados em seu tratamento.

LÚPUS

O Lúpus (LES) é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Existem quatro formas diferentes de manifestação: Lúpus Discoide (limitado à pele do indivíduo), Lúpus Sistêmico (tipo mais comum, onde a inflamação acontece em todo o organismo), Lúpus induzido por drogas (causado por medicamentos e/ou drogas) e Lúpus Neonatal (tipo mais raro, em recém-nascidos de mulheres que têm lúpus). Os sintomas podem surgir de repente ou se desenvolverem lentamente, os mais conhecidos são:

  • – Dores nas articulações.
  • – Rash cutâneo (vermelhidão na face em forma de borboleta sobre as bochechas e a ponta do nariz.
  • – Rigidez muscular e inchaços.
  • – Lesões na pele.
  • – Dificuldade para respirar.
  • – Dor no peito ao inspirar profundamente.
  • – Sensibilidade à luz do sol.
  • – Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória.
  • – Linfonodos aumentados.
  • – Queda de cabelo.
  • – Feridas na boca.
  • – Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.

Atualmente ainda não existe uma cura para o Lúpus, no entanto os tratamentos podem melhorar a qualidade de vida e controlar os sintomas. Pacientes com a doença devem realizar modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol, além do uso de medicações, de acordo com o diagnóstico.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia, é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, isto acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos. Tipicamente presente em mulheres, os principais sintomas são:

  • – Dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo, principalmente pelo crânio, tórax e coluna vertebral.
  • – Rigidez corporal.
  • – Fadiga (Sono fragmentado e sono não-restaurador).
  • – Dificuldades cognitivas.
  • – Ansiedade e/ou depressão.
  • – Alterações intestinais.

Embora ainda não haja cura, o tratamento controla a doença e deve ser feito com um acompanhamento especializado, consistindo no uso de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos, relaxantes musculares e atividades físicas como aeróbica e anaeróbica.

ALZHEIMNER

O Alzheimer é uma doença progressiva que causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro. Segundo o Ministério da Saúde, o quadro clínico da doença se divide em quatro:

  • – Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.
  • – Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia.
  • – Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva.
  • – Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Apesar de não haver tratamentos que impeçam o progresso da doença de Alzheimer, há medicamentos para tratar os sintomas de demência. A taxa de progresso é variável conforme a pessoa, contudo, pessoas portadoras de Alzheimer vivem em média até oito anos após o início dos sintomas. Afetando também mais mulheres, do que homens, existem formas de se prevenir, como:

  • – Estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa.
  • – Fazer exercícios de aritmética.
  • – Jogos inteligentes.
  • – Atividades em grupo.
  • – Não fumar.
  • – Não consumir bebida alcoólica.
  • – Ter alimentação saudável e regrada.
  • – Fazer prática de atividades físicas regulares.

 

 

 


Clique para mais informações

DIA DO PUBLICITÁRIO

Data de Início: 01/02/2022
Data de Término: 02/02/2022

O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.

Neste artigo comemorativo, vamos explicar como esse dia surgiu, onde o profissional pode atuar nos dias de hoje, a importância que a publicidade tem para a transformação digital e como as agências celebram essa data. Ficou interessado? Então, é só continuar a leitura e conferir todas essas informações!

Entenda quando é o Dia do Publicitário

O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil por ter sido nesse dia, no ano de 1966, a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

Segundo o texto da lei:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.

Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.

Veja quais são as principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade

Muitos têm interesse em saber o que um publicitário , principalmente os estudantes ou aspirantes à profissão. Em uma agência, o profissional da propaganda pode atuar nas áreas relacionadas a seguir!

Atendimento

O setor de atendimento é o responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar briefings e propor projetos. O profissional que atua nessa área também precisa levantar dados que servirão como base para compor uma campanha.

Criação

A área de criação é a que “coloca a mão na massa” para desenvolver as campanhas publicitárias, sendo uma das mais visadas por quem se forma em Publicidade e Propaganda. Nesse setor, ainda há subclassificações, como os diretores de arte, arte-finalistas, redatores, social medias etc. Como existem muitas pessoas trabalhando em um mesmo projeto, há a necessidade de alguém para coordenar a equipe na agêncis.

O profissional de mídia é aquele que analisa em quais veículos de comunicação uma campanha deve ser veiculada para obter êxito. São eles que verificam se vale a pena inserir um comercial na televisão, em uma revista, nas redes sociais, no rádio etc. Também negociam com as emissoras e demais veículos para definir valores da compra de espaço publicitário, bem como os horários em que as inserções serão realizadas.

Marketing

O marketing enxerga a campanha publicitária como um todo, verificando também questões como o preço, o ponto de venda e o impacto que as promoções geram nos clientes. É necessário agir com estratégia para verificar os canais de distribuição mais adequados, a maneira como as campanhas publicitárias são produzidas e o público que se pretende atingir.

Pesquisa de público

Para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, é necessário ter um conhecimento aprofundado do público e das personas da marca. Assim sendo, o publicitário, além de outros profissionais da comunicação, como os de relações-públicas, pode atuar na condução de pesquisas.

A ideia é que se possa avaliar as necessidades e anseios do público-alvo a fim de descobrir como determinado produto ou serviço pode saná-las e trabalhar isso nas campanhas.

Feliz dia do Publicitário - Neticom Brasil Agência Web


Clique para mais informações

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Data de Início: 04/02/2022
Data de Término: 05/02/2022

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

 

Portal da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra


Clique para mais informações

BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA

Data de Início: 05/02/2022
Data de Término: 06/02/2022

BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA  DA COMUNIDADE IECLB, NA COMUNIDADE DE CONSOLATA


Clique para mais informações

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

Data de Início: 07/02/2022
Data de Término: 08/02/2022

 

Câmara define 7 de fevereiro como Dia do Gráfico - Tribuna Feirense

Dia do Gráfico ou Dia Nacional do Gráfico é comemorado anualmente no Brasil em 7 de fevereiro.

Um profissional gráfico trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetes, convites, ou banners - se forem impressos, passam pelas mãos de um gráfico.

O Dia do Gráfico é celebrado em 7 de fevereiro porque nessa data, em 1923, aconteceu uma grande greve dos gráficos em São Paulo, liderada por João da Costa Pimenta. Os gráficos estavam protestando por melhores salários e condições de trabalho. Nesta época, a indústria gráfica estava tendo um grande crescimento. O sucesso da greve dos gráficos foi tamanho que marcou também o nascimento do sindicato dos Gráficos.

Johan Guttenberg (1400 – 1468), o "pai da imprensa", é considerado por muitas pessoas como o primeiro gráfico, e foi ele que imprimiu a primeira Bíblia.

Mensagem para o Dia do Gráfico

Hoje é dia de homenagear uma pessoa que deixa a nossa vida mais colorida. Parabéns aos gráficos do Brasil!

Ideias se tornam realidade nas mãos de um gráfico. Obrigado por colocar as nossas ideias "no papel"!

 


Clique para mais informações

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Data de Início: 10/02/2022
Data de Término: 11/02/2022

Confira Janeiro | Dia do atleta, Atleta, Modo de vida

No dia 10 de fevereiro comemora-se o Dia do Atleta Profissional, que foi reconhecido como profissional através da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. A história descreve que há três mil anos a.C. já existiam imagens de cenas atléticas, desde as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Sabe-se que o homem lutava contra animais para garantir a sua sobrevivência, o que pode tê-lo levado às práticas como correr, pular e arremessar objetos. Existem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas que remontam a 3.000 a.C. 
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes. A premiação era somente uma coroa de ramos de oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis. Muitos inclusive foram soldados qu e inspir aram a mitologia grega.
Em 1896, por iniciativa do barão Pierre de Coubertin, a Olimpíada voltou a ser realizada. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, numa justa homenagem aos grandes criadores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento. Com o passar dos anos, os esportes foram ganhando nova importância para a vida do homem, como a manutenção da saúde e de sua beleza física. Além disso, os ideais de superação a que os atletas se propõem, demonstram que o corpo humano não tem limites, mas que sempre é cap az de ul trapassar as marcas anteriores, sejam elas em força, velocidade ou resistência.
Desde então, seja em olimpíadas, maratonas, torneios, copas e todo o tipo de competições, os atletas são a grande atração. Se tornam ídolos, modelos, exemplos a serem seguidos. Pelos seus ideais de superação, garra e talento, inspiram pessoas em toda parte a ter uma vida saudável e praticar exercícios. Ganham, perdem, empatam, não importa. O importante mesmo é competir.


Clique para mais informações

DIA DO ZELADOR

Data de Início: 11/02/2022
Data de Término: 12/02/2022

dia do zelador – Essence

Poucas pessoas sabem da existência do dia do zelador. E por não ser um feriado, é comum passar despercebido, assim como seus homenageados o passam todos os dias.

Mas foi um decreto de Lei em 04 de outubro de 1979 que estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia do Zelador no Brasil.

 

"O zelador tem uma grande importância na segurança das pessoas, principalmente nos dias atuais.

São eles que zelam pelo patrimônio das pessoas. Além de manter a ordem e garantir a segurança, o zelador é, por natureza, um acumulador de funções, uma espécie de 'faz tudo'.

Por isso, hoje é dia de dar um agradecimento especial por todo o trabalho árduo que o zelador tem feito para ajudar a manter a ordem, limpeza e segurança! Parabéns!"


Clique para mais informações

VESTIBULAR SUPLEMENTAR SETREM 2022

Data de Início: 12/02/2022 às 14:00 hrs
Data de Término: 12/02/2022 às 18:00 hrs

VESTIBULAR SUPLEMENTAR SETREM 2022


Clique para mais informações

BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA

Data de Início: 12/02/2022 às 20:00 hrs
Data de Término: 13/02/2022 às 04:00 hrs

BAILE DA CUCA E DA LINGUIÇA NA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE MATO QUEIMADO


Clique para mais informações

DIA MUNDIAL DO RÁDIO

Data de Início: 13/02/2022
Data de Término: 13/02/2022 às 23:00 hrs

Em data instituída pela ONU, dia 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio. Neste dia, em 1946, a Rádio ONU entrou no ar com sua primeira transmissão sobre o trabalho das Nações Unidas no mundo. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011 e aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo a ONU, o objetivo da data é conscientizar sobre a importância do veículo e fornecer acesso à informação. 

Anhembi Morumbi comemora o Dia do Rádio com programação especial -  Universidade Anhembi Morumbi

História do Rádio

Em 1860, o físico escocês James Clerk Maxwell descobriu as ondas rádio, porém, só em 1886, Heinrich Hertz apresentou as variações da corrente elétrica em forma de ondas de rádio. Desta forma, Guglielmo Marconi colocou em uma linha telefônica os sinais de rádio e o chamou de telégrafo sem fio. Tornando-se assim, o inventor do rádio. Porém, os feitos de Marconi criaram disputas judiciais. Nikola Tesla reivindicou a patente da invenção do rádio e até JC Bose também entrou na disputa judicial. É importante ressaltar que em 1943, a Suprema Corte dos EUA considerou Nikola Tesla como inventor do rádio. No Canadá, Reginald Fessenden foi conhecido como o precursor do rádio, principalmente por ser o primeiro a transmitir o som da voz humana sem fios. Porém, muitos autores creditam a invenção do rádio ao Guglielmo Marconi.

O rádio não tinha o formato de locução de como é conhecido nos dias atuais, pois só era transmitido sinais. A primeira transmissão de voz aconteceu em 1906, nos EUA, pelo engenheiro canadense Reginald Fessenden, transmitindo um concerto natalino para os tripulantes dos navios da United Fruit Company. Os primeiros equipamentos eram feitos de sulfeto de chumbo usados para detectar sinais de rádio, havendo bastante dificuldade para sintonização. A massificação do rádio só aconteceu em meados de 1927.


Clique para mais informações