DIA DO PUBLICITÁRIO

Data de Início: 01/02/2022
Data de Término: 02/02/2022

Descrição:

O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.

Neste artigo comemorativo, vamos explicar como esse dia surgiu, onde o profissional pode atuar nos dias de hoje, a importância que a publicidade tem para a transformação digital e como as agências celebram essa data. Ficou interessado? Então, é só continuar a leitura e conferir todas essas informações!

Entenda quando é o Dia do Publicitário

O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil por ter sido nesse dia, no ano de 1966, a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

Segundo o texto da lei:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.

Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.

Veja quais são as principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade

Muitos têm interesse em saber o que um publicitário , principalmente os estudantes ou aspirantes à profissão. Em uma agência, o profissional da propaganda pode atuar nas áreas relacionadas a seguir!

Atendimento

O setor de atendimento é o responsável por compreender as necessidades dos clientes, criar briefings e propor projetos. O profissional que atua nessa área também precisa levantar dados que servirão como base para compor uma campanha.

Criação

A área de criação é a que “coloca a mão na massa” para desenvolver as campanhas publicitárias, sendo uma das mais visadas por quem se forma em Publicidade e Propaganda. Nesse setor, ainda há subclassificações, como os diretores de arte, arte-finalistas, redatores, social medias etc. Como existem muitas pessoas trabalhando em um mesmo projeto, há a necessidade de alguém para coordenar a equipe na agêncis.

O profissional de mídia é aquele que analisa em quais veículos de comunicação uma campanha deve ser veiculada para obter êxito. São eles que verificam se vale a pena inserir um comercial na televisão, em uma revista, nas redes sociais, no rádio etc. Também negociam com as emissoras e demais veículos para definir valores da compra de espaço publicitário, bem como os horários em que as inserções serão realizadas.

Marketing

O marketing enxerga a campanha publicitária como um todo, verificando também questões como o preço, o ponto de venda e o impacto que as promoções geram nos clientes. É necessário agir com estratégia para verificar os canais de distribuição mais adequados, a maneira como as campanhas publicitárias são produzidas e o público que se pretende atingir.

Pesquisa de público

Para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, é necessário ter um conhecimento aprofundado do público e das personas da marca. Assim sendo, o publicitário, além de outros profissionais da comunicação, como os de relações-públicas, pode atuar na condução de pesquisas.

A ideia é que se possa avaliar as necessidades e anseios do público-alvo a fim de descobrir como determinado produto ou serviço pode saná-las e trabalhar isso nas campanhas.

Feliz dia do Publicitário - Neticom Brasil Agência Web

Local:
Realização: