Gabinete da Vice-Prefeito

  • Publicado em: 26/01/2021 às 08:50   |   Imprimir

Vice-prefeito Josias Correa,

Me chamo Josias Corrêa, tenho 38 anos, sou nascido e criado em Três de Maio. Venho de uma família de sete irmãos, muito humilde. Sou filho de pequenos agricultores, analfabetos, que apesar de não saberem ler ou escrever, me ensinaram valiosas lições que levo comigo até hoje. Meu pai, me ensinou a não me calar diante das desigualdades, enquanto que minha mãe, me mostrou a importância de lutar para ser alguém na vida. Como nossa família era grande, eu tive de trabalhar desde cedo para ajudar na renda de casa, então, trabalhei como engraxate, vendedor de picolé e vendedor de maçãs. Aos 13 anos, perdi meu pai, e com isso, o alicerce da família.

Com 17 anos, uma infecção me levou ao hospital e tive de ficar internado, por cinco dias. Foi durante este período que eu conheci a mulher da minha vida, a Clenir, que estava cuidando da sua mãe, no quarto ao lado.  Nos esbarramos na sala de recepção e começamos a conversar. A afinidade foi tanta, que iniciamos o namoro alguns dias depois, e, em seis meses, já fomos morar juntos em um barraco (sem luz e água), na antiga vila Lixinho, hoje, bairro Esperança. Em 2002, após a chegada dos gêmeos, Pedro e João, compramos nossa própria casa, no Bairro Promorar (onde resido até hoje). Um tempo depois, minha esposa, com apenas 24 anos, foi acometida por um câncer no útero. Ela fez o tratamento e ficou curada, porém, em 2006, o câncer voltou, desta vez, no pulmão. Começamos então mais uma batalha, enfrentando juntos as sessões de radioterapia e quimioterapia, em Porto Alegre. Tudo o que ganhávamos ia para o tratamento, por isso, dependíamos de doações de alimentos e roupas para as crianças, que ficavam em Três de Maio com os vizinhos e professores. Infelizmente, após quatro anos de luta, nos despedimos no mesmo lugar em que nos conhecemos, no hospital.

Os amigos, vizinhos e a comunidade da Igreja, me ampararam neste momento de dor, mas o que me ajudou a superar a perda da minha esposa foi o amor dos meus filhos, que estavam comigo sempre, incluindo durante o trabalho. Na época, eu era zelador no Cigres, trabalhava da meia-noite às 6h, e durante todo o expediente, o Pedro e o João estavam comigo, me mostrando a importância dos laços da família.

Um tempo depois, comecei a trabalhar no administrativo da Unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Promorar, saindo com uma popularidade muito grande pelo bom atendimento aos pacientes. Logo após, atuei como atendente de farmácia, onde me dediquei à humanização no atendimento. Este ramo me despertou tanto interesse que optei por voltar aos estudos, me matriculando no Curso Técnico em Enfermagem.

Além da área da Saúde, sempre participei de ações de cunho social e busquei ser um líder atuante na comunidade. Como estudante, presidi o Grêmio Estudantil da Escola Germano Dockhorn, por duas vezes, e, como pai, estive à frente do CPM da Escola Infantil São Mateus, no bairro Promorar, também por duas gestões. Estas experiências de vida me levaram a disputar o cargo de vereador, em 2016. Com ajuda da minha mãe e meus filhos, fui de casa em casa visitar os munícipes, a pé e de bicicleta. Não consegui ir em muitos lugares pois eu não tinha como me locomover para o interior e bairros mais afastados, mas fiz uma campanha honesta, sendo eleito vereador com 776 votos.

Tenho orgulho da minha atuação no Legislativo, pois nunca me acovardei em grandes embates e sempre representei com honestidade a população. Este sou eu, Josias Corrêa, um homem batalhador e honrado, que jamais se deixou abater pelas adversidades da vida, e, juntamente com o Marcos Corso, quero devolver a dignidade que os munícipes de Três de Maio merecem, e precisam.

Telefone: (55) 3535-1548
E-mail: josiascorrea2016@gmail.com
Endereço: Palácio Municipal Walter Ullmann, Rua Minas Gerais, 46, 1º andar, Centro.