SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DE CUIDADOS PREVENTIVOS PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS

Lavar sempre as mãos, usar máscaras, manter distanciamento interpessoal e usar álcool em gel são medidas que não podem ser relaxadas


Com o aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de Três de Maio reforça a importância dos cuidados preventivos para evitar o contágio pelo novo coronavírus, que incluem lavar sempre as mãos, usar máscaras, manter distanciamento interpessoal e usar álcool em gel. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Três de Maio, enfermeira Tatiane Wächter, só na última semana tivemos 2 óbitos, mais de 80 casos confirmados e mais de 130 pessoas em acompanhamento pelas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFS).
Conforme o médico da Unidade Sentinela, Raul Uhmann Hilbig, além dos cuidados preventivos estabelecidos pelos protocolos sanitários de combate à pandemia, a medida pública mais importante do ponto de vista de saúde individual, é o isolamento domiciliar até, pelo menos, o 4º dia de sintomas. “Associado a este isolamento, deve-se incluir uma dieta balanceada e leve, com redução na ingestão diária de alimentos ricos em gorduras e açúcares, bem como o aumento da ingestão de legumes, verduras e frutas. É de suma importância aumentar a ingestão hídrica diária, além de manter a prática de exercícios físicos, podendo este ser realizado no domicílio, para que a circulação sanguínea se mantenha ativa, proporcionando ao organismo uma resposta imune adequada.” 
O médico enfatiza que, de acordo com a literatura médica disponível até o dado momento sobre este assunto, o ideal é aguardar entre o 3º e 4º dias desde o início dos primeiros sintomas, já em isolamento domiciliar, para ir até a unidade de saúde, onde será realizada avaliação médica. Porém, é muito importante que o paciente preste atenção em alguns sinais e sintomas em que se fazem necessários antecipar esta vinda até a unidade, como por exemplo: falta de ar em repouso, aos esforços ou deitado, pressão na região torácica que não cessa ou quando da inspiração, confusão e tontura, ansiedade e cansaço extremo.
A enfermeira da Unidade Sentinela, Marcele Preuss, destaca que além de adotar as medidas preventivas individuais, os munícipes devem seguir os protocolos repassados pelos profissionais das ESFS. “Todos os dias recebemos inúmeros pacientes que desejam realizar o teste rápido, porém, isso não é o mais importante neste processo, visto que, se o mesmo for realizado nos primeiros dias dos sintomas, o teste poderá dar falso negativo e a pessoa poderá estar transmitindo o vírus sem saber. Recomendamos que a população faça o isolamento, tome corretamente a medicação receitada pelos profissionais de saúde e volte para a Unidade Sentinela para realizar o teste de anticorpos, que vai comprovar se houve infecção, ou não.” 
A secretária de Saúde, Jacira Taborda, ressalta que se caso os munícipes que já foram medicados, e que se encontram em isolamento, apresentarem sintomas mais acentuados, eles devem buscar atendimento na Urgência e Emergência do Hospital São Vicente de Paulo, pois lá eles poderão receber os cuidados necessários, como oxigênio, por exemplo. “Este é um momento de responsabilidade individual, que cada pessoa deve se cuidar em prol de seu próprio bem para proteger a sua família, seus vizinhos, amigos e a comunidade em geral, pois somente com a conscientização e união de todos, poderemos dar fim a esta pandemia.”