SMS e SETREM realizam capacitação em TEA para as Agentes de Saúde

Atividade foi desenvolvida através do curso de psicologia da Setrem


As Agentes Comunitárias de Saúde, receberam na última quarta-feira, dia 06, uma capacitação através de um projeto desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura de Três de Maio, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o curso de psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM.

As acadêmicas, Jéssica Mello e Márcia Inês Klockner, acompanhadas pela professora Regina Basso Zanon, capacitaram o trabalho das Agentes de Sáude, no que tange os sinais de alerta para o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

O TEA, refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Sabemos agora que não há um autismo, mas muitos tipos, causados ??por diferentes combinações de influências genéticas e ambientais.

A Secretária Gislaine Mella, participou da capacitação e falou sobre a importância de momentos como esses para as Agentes de Saúde. “Estamos promovendo atividades constantes de capacitação aos servidores, e especialmente às Agentes de Saúde, é através do trabalho delas que grande parte desses problemas como o TEA aparecem, pois muitas vezes, em visitas domiciliares a ACS consegue identificar os problemas e realizar o encaminhamento para o profissional responsável por realizar a avaliação e possível tratamento”, destaca.

Gislaine ainda agradeceu a parceria da Setrem, e a disponibilidade em realizar a capacitação para as profissionais.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação