Semana de Vacinação do Adolescente vai até quinta-feira

Pais devem trazer seus filhos para se vacinar, é importante trazer a Carteira de Vacinação


A Sala de Vacinas, localizada na Unidade Central de Saúde de Três de Maio, está participando da Semana de Vacinação do Adolescente, que ocorre até nesta quinta-feira, dia 24. O projeto é iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, com o objetivo de resgatar cobertura vacinal entre os adolescentes.

Segundo a Enfermeira Mirian Rascovetzki, responsável pela Vacinação em Três de Maio, quando a caderneta de vacinação dos filhos costuma ficar completa, muitos pais deixam de se preocupar com a questão da vacina mas é na adolescência que se encontra a necessidade de realizar doses de reforço para manter níveis altos de proteção. O calendário vacinal destinado ao adolescente compreende a idade entre 10 a 19 anos de idade.

A Secretária de Saúde, Gislaine Mella, explica que as vacinas estão disponíveis na Unidade Central de Saúde do município, a vacinação iniciou no dia 19 de agosto de 2017, e se estende até o dia 24, nos horários das 7:30 as 11:00 horas e das 13:00 às 16:30 hs.

Miriam explica que as vacinas disponíveis para atualização da caderneta de vacinação são as seguintes:   Vacina Hepatite B, Vacina dupla adulto (dT), Vacina Febre Amarela, Vacina Tríplice Viral, essas vacinas são direcionadas à todos os adolescentes. As vacinas de HPV são direcionadas para meninas de 09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra o Meningococo C é para meninos e meninas de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação Social