Grupo de Arteterapia utiliza materiais reciclados

CDs e DVDs inservíveis são utilizados para lindas peças de artesanato


O Grupo de Arteterapia do Bairro Promorar, é realizado através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família Promorar, e coordenado pela técnica em enfermagem Elaine Joner, que ensina as participantes do grupo com técnicas que utilizam inclusive materiais reciclados.

A técnica de Enfermagem, Elaine, nos contou que os grupos são desenvolvidos com usuárias do Sistema de Saúde, que participam dos grupos com o intuito de desenvolver técnicas artísticas, seja para se integrar na comunidade com as demais participantes, seja para conhecer métodos de incrementar a renda familiar. “Estamos utilizando materiais que não tem utilidade, como CDs e DVDs, para fazer diversos artigos, o crochê é uma técnica que também está sendo desenvolvida pelas participantes, e nos próximos dias vamos ensinar a fazer prateleiras com gavetas de móveis velhos”, finaliza a técnica.

Os relatos das próprias participantes destacam que o momento é de interação, conversa e descontração entre todos.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, da SMS, Leila Johner, a Arteterapia é uma área de atuação profissional que utiliza recursos artísticos com finalidade terapêutica é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação. “Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde”, destaca Leila.

Na arteterapia, a Secretaria Municipal de Saúde busca realizar uma atividade de conhecimento interior dos participantes, cuja própria vida pode ser transformada em uma obra de arte.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação