Mulheres discutem políticas de saúde em Conferência Intermunicipal

Evento contou com palestras e oficinas e foi realizado no Campus da Setrem


Aproximadamente 240 mulheres e profissionais da Saúde participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Saúde das Mulheres, realizada pela Prefeitura de Três de Maio e Prefeitura de Independência, em parceria com os Conselhos de Saúde dos dois municípios e do Conselho de Direitos da Mulher de Três de Maio. O evento foi realizado no dia 18, no Campus da Setrem, em Três de Maio.

A Conferência tem como objetivo formular propostas para a política de saúde da população feminina e, em sua primeira edição, tem como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito em exercício, de Independência, Dirceu Fiorim, destacou que os municípios estão abertos ao diálogo para as melhorias nos serviços voltados ao público feminino. Fiorim ainda destacou de atualmente segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 35% das mulheres sofrem algum tipo de violência, e que esse dado é preocupante, por isso a conferência além de políticas de saúde, trata de assuntos voltados à toda a rede de direitos das mulheres.

Para a prefeita em Exercício, de Três de Maio, Eliane Zucatto Fischer, a Conferência marca uma etapa importante para a saúde das mulheres de Três de Maio e Independência. “Atualmente aqui em Três de Maio, contamos com uma rede de proteção da mulher, que é sim muito eficiente no combate e tratamento de situações de violência contra a mulher, mas claro que sempre podemos avançar ainda mais, e por isso que estamos aqui para debater novas políticas e sair dessa conferência com propostas para melhorar ainda mais nossos serviços”, afirmou.

Na Conferência Intermunicipal, que foi presidida pela Secretária de Políticas da Mulher de Três de Maio, Márcia Herbertz, foi debatido as prioridades constantes dos municípios de Independência e Três de Maio. Os participantes contaram com a palestra da Dra. em Saúde Pública e professora da UFSM, Liane Righi. Foi elaborado um relatório com propostas para o fortalecimento dos programas e ações de âmbito municipal e regional, além de propor diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e da implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres. 

Participaram da Conferência membros de entidades e movimentos sociais, sindicatos e conselhos de classe, trabalhadores dos serviços de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três de Maio, Marilei Dockhorn; o presidente do Conselho de Saúde de Independência, Edio Pinno; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Três de Maio, Taísa Valdameri; o coordenador Regional da 14ª CRS, Valdemar Fonseca e o chefe de Gabinete do Prefeito de Três de Maio, Jones Moreira.

Texto: Gabriel Lautenschleger

Fotos: Diogo André Wolf