Três de Maio adere a Campanha Máscara Roxa

Campanha visa criar uma rede de proteção para as mulheres contra a violência.


Em uma parceria entre a Brigada Militar, Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e rede de Farmácias Associadas, foi lançado na manhã dessa quarta-feira, 24 de junho, a adesão da Campanha Máscara Roxa em Três de Maio.

A campanha faz parte de uma ação com mais de 600 farmácias da rede Farmácias Associadas. A farmácia Medfar/ Farmácias Associadas de Três de Maio aderiu à campanha e agora são referência para apoio às mulheres da região.

A Campanha Máscara Roxa foi lançada pelo Comitê Gaúcho Impulsor Eles por Elas (He for She), ligado a ONU Mulheres e possibilita a denúncia em farmácias que possuem o selo “farmácia amiga das mulheres”. Já a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, é uma ação do Conselho Nacional da Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Estas ações estarão em operação durante o período de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus. Os atendentes da farmácia estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima para que assim as mesmas possam denunciar as agressões, e que os atendentes identifiquem que se trata de um pedido de ajuda.

 

COMO IRÁ FUNCIONAR A CAMPANHA?

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa ou estar com o x vermelho na palma da mão. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará as informações coletadas para a Brigada Militar, Plantão da Secretaria da Mulher e Centro de Referência Flor de Liz e Polícia Civil, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha tem apoio de órgãos da segurança, Governo Gaúcho, Judiciário, Ministério Público e entidades vinculadas à pauta das mulheres. Ela foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus.

De acordo com a Secretária de Políticas da Mulher, Márcia Herbertz, “em nosso município tivemos um aumento de 30% nos registros na Polícia civil desde março. O aumento deste percentual é pela procura por atendimento da equipe técnica, por informações de como proceder e principalmente atendimento psicológico e social”.

“O apoio e o acolhimento das vítimas é fundamental para posteriormente efetuar o registro na Polícia Civil e garantir o atendimento pela equipe técnica do Centro de Referência Flor de Liz, buscando assim a proteção da usuária e posteriormente a resolução do caso no Poder Judiciário, se necessário” destaca a Tenente Juliana Boz, da Brigada Militar de Três  de Maio.

Redes de farmácias interessadas em aderir a campanha e colaborar nesta ação devem entrar em contato com a Secretaria de Políticas da Mulher.

Veja os principais contatos telefônicos que você poderá utilizar:

- Brigada Militar

190

- Secretaria de Políticas da Mulher (Plantão)

3535-8770

99649-3004

- Centro de Referência Flor de Liz

3535-3900

- Polícia Civil (horário comercial)

3535-1842

- Vigilância da Saúde Pandemia

99697-9369 com whatsApp

- Ministério Público de Três de Maio

3535-2425

- Disque Denúncia

180

 

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cíntia Klatt / Coordenadoria de Comunicação Social  Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-1964 / (55) 9.9917-7346