Emissão de Nota Fiscal Eletrônica passará a ser obrigatória em Três de Maio

Serviço já está ativo e disponível no site da prefeitura municipal de Três de Maio.


Você sabe o que é Nota Fiscal e qual sua importância? Qual a necessidade, para que serve, como funciona, como emitir? É de extrema importância que todo consumidor, assim como qualquer empreendedor, entenda sobre esse assunto. Por esse motivo, separamos algumas questões fundamentais sobre o que é Nota Fiscal e o que é Nota Fiscal Eletrônica.

 A Nota Fiscal é um documento obrigatório em qualquer tipo de venda. Seja de produtos ou de serviços. É um recibo fiscal emitido como registro. Isto é, para documentar a transação de mercadorias/serviços, a transferência de propriedade sobre um bem ou atividade.

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) funciona da mesma maneira que a Nota Fiscal. Porém, no formato digital, transmitido via internet. Essa opção tem ajudado muito a facilitar a troca de documentos entre empresas e pessoas jurídica.

O Governo Municipal de Três de Maio, através do decreto nº 02/2019 regulamenta a obrigatoriedade, a partir do dia 2 de abril de 2019, da adoção de Nota Fiscal Eletrônica de prestação de serviços.

 

Está disponível no site a emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), na aba NFS-e / ISS-e. Agora os contribuintes do Imposto sobre Serviço - ISS, que estão cadastrados no Setor de Tributação do município, podem emitir o documento no aplicativo ISS Online, por meio do celular sendo acessível para usuários do sistema android.


De acordo com informações do Setor de Tributos de Três de Maio, para ter acesso ao ISS Online, tanto no site da prefeitura, quanto em aplicativo de celular com sistema android, é necessário que o contribuinte esteja cadastrado junto ao setor de tributação do município. O setor está vinculado a Secretaria da Fazenda, localizada na Rua Minas Gerais, nº 46.


Segundo a coordenadora do Setor Tributário do município, Karine Coelho, a disponibilização deste serviço por aplicativo no celular é um facilitador aos usuários na emissão das notas fiscais de serviço, pois não são necessários equipamentos de informática (computadores, impressoras), o documento (NFS_e) é emitido e encaminhado online aos clientes e à Fazenda Municipal, dispensando assim, a impressão física da NFS-e.

 

“Queremos salientar que o cidadão não tem necessidade de adquirir equipamentos como, por exemplo, computador para realizar a emissão da nota fiscal eletrônica, basta apenas baixar o aplicativo no celular e enviar a nota via email para os seus clientes” salienta a coordenadora do Setor Tributário.


O secretário da Fazenda, Rudi Weber, afirmou que a tecnologia é um caminho sem volta e o município está oferecendo sistemas inovadores para facilitar a emissão da nota fiscal pelos empresários que atuam no setor de prestação de serviço em Três de Maio. 
Para baixar o aplicativo ISS Online o contribuinte cadastrado tem que acessar o site https://www.pmtresdemaio.com.br, clicar na aba NFS-e/ISS-e, e no local indicado para baixá-lo.

 

 
FUNCIONALIDADES DO APLICATIVO:


- Facilitador aos prestadores de serviços para emissão de NFS-e; 
- Redução de custos em equipamentos e papel;
-Verificação autenticidade do documento assinatura digital, e-CPF e/ou e-CNPJ;
-Redução de erros com credibilidade e transparência;
-Dar acesso a todos os tomadores de serviços ao Documento Fiscal.

 

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cintia Klatt/ Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346