Carnês de IPTU são distribuídos em Três de Maio

Imposto teve menos de 2% de reajuste, contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá até 10% de desconto


Os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, estão sendo entregues em Três de Maio desde a última semana, a entrega está sendo executadas pela empresa de Correios. No pagamento do IPTU, além do próprio Imposto, já estão somadas as taxas de recolhimento de lixo, taxa da emissão dos carnês e taxa dos Bombeiros.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, a principal dificuldade na entrega será nos endereços que não estão no sistema do município por se tratarem por exemplo de novos loteamentos, para esses casos, será realizada pela própria prefeitura.

O valor do IPTU para o ano de 2018, teve um reajuste de menos de 2%, apenas seguindo a taxa de inflação, de acordo com o INPC, que é o índice que indica as variações de preços do mercado, responsável pelo cálculo inflacionário.

Os contribuintes poderão aproveitar descontos de até 10% se optarem pelo pagamento em cota única, segundo o secretário Rudi Weber, quem efetuar o pagamento até o dia 14 de março recebe o desconto máximo, seguindo de 6% para quem pagar até 11 de abril e 3% de desconto para quem decidir pagar até 09 de maio de 2018. Para quem optar pelo pagamento em cota única, ele só poderá ser realizado até o dia 13 de junho, porém à partir de 9 de maio já não é concedido desconto.

Para quem deseja realizar o pagamento parcelado, poderá seguir um cronograma de cinco parcelas, na qual as datas de vencimento são: 14 de março, 09 de maio, 11 de julho, 12 de setembro e 14 de novembro, quem optar pelo pagamento parcelado não tem direito a descontos. As parcelas vencidas e não pagas, sofrerão acréscimos de juros e correções, além de multa.

O IPTU é uma das arrecadações mais importantes do Município, que retorna ao contribuinte como prestação de serviço em áreas como saúde, educação e infraestrutura”, destaca o secretário municipal da Fazenda, Rudi Weber.

É importante lembrar que no ano passado foi realizada uma campanha para regularização de débitos, que não será repetida neste ano. Ou seja, contribuintes em débito, que tem impostos em atraso estão sujeitos a protesto e cobranças judiciais, além de cobrança de juros, multas e correções.