CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO OCORREU ONTEM

Evento foi realizado na Câmara de Vereadores


Ontem, dia 18 de novembro, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou a IV Conferência Nacional de Educação, Etapa Municipal, e a III Conferência Municipal de Educação, com a temática “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com a educação brasileira.”

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a avaliação das 20 metas do Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2025, com contribuições para o decênio subsequente. A Conferência teve o objetivo de avaliar a implementação do plano nacional e municipal nos avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais, bem como conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034 e o Plano Municipal correspondente.

A palestra de abertura, foi proferida pela Doutoranda Fátima Erleth, que inicialmente pontuou o histórico das CONAES e conceituou as políticas públicas “governo em ação”, para então elucidar a temática da Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com a educação brasileira, a qual está intrinsicamente relacionada a justiça social e as políticas educacionais.

Na sequência, a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Três de Maio, Profª Adriane Spohr, presidiu a conferência com a explanação do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e também as plenárias dos três eixos do Documento Referência da CONAE.

A conferência foi precedida de uma etapa preparatória, realizada nos dias 26, 27 e 28 de outubro, na qual todas as escolas do território realizaram um estudo aprofundado dos três eixos do Documento Referência, os quais fazem menção a diversos aspectos que se ligam à educação municipal, partindo das dez diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

Devido à pandemia e considerando o contexto de excepcionalidade que se instalou em todas as esferas da sociedade,  foram virtualizados diversos processos da execução do projeto deste evento, realizando-se de forma híbrida a Conferência. A transmissão ao vivo possibilitou a participação de todos os interessados.

A logística do trabalho contou como uso dos recursos tecnológicos, viabilizando o trabalho colaborativo e a conectividade, facilitando e dando celeridade à sistematização de todas as ações e deliberações realizadas no contexto do território municipal, envolvendo as mais diferentes instâncias e representatividades ligadas à educação, na perspectiva do tema da CONAE 2022 estruturada nos seguintes eixos:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação

Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção