SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IMPLANTA PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA ATRAVÉS DOS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

Projeto Piloto está sendo realizado no CMEI Caminhos Inovadores


O Círculo de Construção de Paz, medida criada dentro das Práticas da Justiça Restaurativa, é realizado para estabelecer o diálogo como forma de desenvolvimento de bons relacionamentos e solucionar divergências grupais através da comunicação. Ele se inspira na tradição dos índios norte-americanos, que se utilizavam de Círculos de Diálogo para discutir questões comunitárias importantes.
Com uma proposta de aprendizagem inovadora, que prima pelo desenvolvimento integral dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) está realizando o projeto piloto no Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) Caminhos Inovadores. Os primeiros a vivenciar a prática circular foram os docentes, cujo objetivo foi desenvolver o pertencimento como integrante deste novo estabelecimento de ensino.
Neste mês, os estudantes do 6º ano foram convidados a participar do 1º Círculo, momento em que através de um espaço de fala e escuta qualificada puderam expor sentimentos, estabelecer diretrizes e construir valores para qualificar o convívio da turma e consequentemente o desempenho escolar.
Esta prática está sendo realizada por um profissional da equipe da SMECE, habilitado pela Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) como facilitador de círculos. Inicialmente, será trabalhado com o 6º ano do CMEI Caminhos Inovadores com a realização de círculos quinzenais. Conforme os resultados, estes períodos poderão ser espaçados colocando novas turmas na rota da construção dos Círculos da Paz, passando esta ser uma prática para todas as Escolas da Rede, o que demandará a capacitação dos profissionais.