TRÊS DE MAIO ADERE AO PROJETO “ROBÓTICA ESPACIAL”

Iniciativa é da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira


 Buscando oferecer aos alunos da rede municipal conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, aderiu ao Projeto Piloto “Robótica Espacial”. A iniciativa é da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.
Conforme a secretária de Educação, Vera Kuhler, o curso, que é totalmente digital, utiliza uma plataforma de simuladores para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de um robô Rover Veicule, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira. “Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva”, enfatiza.
A secretária adjunta da pasta, Gelci Assmann, salienta que o projeto terá inicialmente a participação de 250 escolas em todo o país. “Em Três de Maio, as atividades serão realizadas no Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores, pois só é permitida a participação de uma escola por município, neste momento inicial”, informa.
O prefeito municipal, Marcos Corso, destaca que este projeto vem ao encontro da proposta da Secretaria de Educação, que é de uma Educação Inovadora. “A educação digital é uma de nossas prioridades, para que possamos preparar nossas crianças e jovens para o futuro”, ressalta.