CREAS REALIZA TRABALHOS ALUSIVOS AO DIA 18 DE MAIO

Atividades são em relação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realiza nesta semana atividades alusivas ao dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças. 
Desde o dia 13 de maio, a equipe profissional do CREAS estará realizando visitas explicativas de como prevenir ou denunciar as violações de direitos praticados contra crianças e adolescentes. A rede de educação e saúde, bem como órgãos públicos e privados receberão cartazes e folders explicativos sobre este tema. 
Conforme a coordenadora do CREAS, Bianca Schardong, a ideia de se fazer um trabalho voltado para as escolas foi pelo fato de que a maioria dos casos atendidos pelo CREAS são de crianças e adolescentes vitimas de alguma forma de violência. “É importante que as escolas estejam a par deste assunto, para que possam dar um olhar atento às diversas características que podem se apresentar, ou já se apresentam no cotidiano escolar”, destaca.
O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.