9ª Semana do Idoso ressalta importância de políticas públicas para a área

Programação traz atividades focadas em qualidade de vida e bem-estar


Iniciou, nesta terça-feira (25), a 9ª Semana Municipal do Idoso. A abertura aconteceu na Câmara de Vereadores, com a realização da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem apoio do Conselho Municipal do Idoso e segue até o dia 1º de outubro.

 

Estiveram presentes na abertura, o prefeito, Altair Copatti; a vice-prefeita, Eliane Fischer; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Pagel; a corte da Terceira Idade; integrantes do Comui. Para dar início às atividades, foi realizada homenagem às gêmeas mais idosas do Município – as irmãs Francisca e Angelina Salazar que completaram 111 anos neste mês. O Grupo Coral A Arte de Cantar na Melhor Idade também realizou apresentação.

 

A Conferência ocorreu durante todo o dia, com palestra sobre o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” proferida pelo membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa Valdir Medeiros e debates posteriores.

 

AÇÕES NO MUNICÍPIO

Em Três de Maio, conforme o Censo IBGE 2010, 16,5% do total da população é constituída por idosos. Mais de 2.800 pessoas idosas na Zona Urbana e outras mil na Zona Rural. A política nacional para idosos, conforme consta no Estatuto do Idoso é aplicada, em nível municipal, pela SMDS que conta com equipe especializada, unidades de referência e estrutura adequada. A assistência prestada vai desde a realização de atividades e ações para prevenção a situações de violência até a promoção da qualidade de vida.

 

A porta de entrada para que a pessoa idosa seja atendida é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a inscrição no Cadastro Único e recebimento de uma carteirinha que identifica e dá acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, são 232 inscritos.

 

Grande parte das atividades é realizada na Casa da Cidadania. O espaço abriga diversos projetos artísticos, culturais e sociais como o coral que se apresentou nesta terça-feira e o grupo de danças tradicionalistas formado só por mulheres “Anitas na Melhor Idade”. Também são realizadas palestras sobre temas de saúde e cursos de capacitação (artesanato, processamento de alimentos, etc.). Todos gratuitos e com participação aberta aos interessados.

 

Os grupos de idosos também fazem parte do SCFV e contribuem para envolvimento, socialização e convivência. Mais de 100 idosos participam desses grupos que, atualmente, encontram-se nos bairros São Francisco, Santa Rita, Barrinha, Glória, Guaíra e Planalto. A prática de hidroginástica é outra atividade oferecida pela SMDS e que contribui para melhor qualidade de vida. São mais de 130 idosos e idosas que frequentam as aulas gratuitas, duas vezes por semana, com transporte e material gratuitos.

 

No Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) são atendidos idosos em situação de violência, negligência familiar e outras formas de violação de direitos. As situações de violência podem ser denunciadas por qualquer pessoa, de forma anônima, através de urnas localizadas na SMDS e Secretaria Municipal de Saúde.

 

PROGRAMAÇÃO

 

25/09/2018 – Abertura Oficial da 9ª Semana Municipal Do Idoso e da 5ª Conferência Municipal do Idoso.

Local: Câmara de Vereadores de Três de Maio

Hora: 8h45

               

 28/09/2018 – “Dia da Beleza” com profissionais da Beleza de Três de Maio. Uma tarde descontraída com corte de cabelo, manicure, maquiagem, jogos e sorteio de brindes entre os presentes.

Parceria com o ROTARACT

Local: Casa da Cidadania – Bairro Glória

Hora: 13h30 até as 17h

 

30/09/2018 – Mateada no Lar

Local: Lar dos Idosos de Três de Maio

Hora: 14h

Apresentações artísticas, música ao vivo e mateada

 

01/10/2018 – SHOW com Rosimar Luis Angst

Local: Associação dos Servidores Municipais de Três de Maio

Hora: 14h30

Entrada gratuita.

 

 

 

Texto: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação Social

Fotos: Cíntia Klatt/Coordenadoria de Comunicação Social

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346