Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura realiza trabalho de prevenção e acompanhamento através do CREAS


Esta sexta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em três de Maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social articula ações e atendimentos dentro desse tema, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

São prestados serviços especializados e continuados a indivíduos que tiveram seus direitos violados. O foco desse atendimento está em ações para a família, com o objetivo de que elas possam se fortalecer e enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social. É nesse contexto que o CREAS atende a vítimas de violência sexual. A equipe é composta por duas assistentes sociais, uma psicóloga e uma auxiliar administrativa. As ações desenvolvidas nesta área consistem em atendimento psicossocial às vítimas e suas famílias.

No período de janeiro de 2017 a março de 2018, houve 20 casos de violência sexual e cinco suspeitas inseridos em acompanhamento no CREAS de Três de Maio. De acordo com a equipe de atendimento, a violência sexual pode ser intrafamiliar (como na maioria dos casos) ou extrafamiliar e atinge todas as classes, raças, cor e faixas etárias (zero a 18 anos incompletos). Já os casos de violência psicológica chegaram a 50 e os de violência física foram 12. Abandono e negligência contabilizam 25 casos registrados no período.

Além do CREAS, existem outros órgãos municipais que também têm responsabilidade na prevenção e coerção da violência sexual contra crianças e adolescentes: Conselho Tutelar, delegacias de polícia, Brigada Militar, Judiciário, Ministério Público. Os(as) cidadãos(ãs) três-maienses podem auxiliar na prevenção e também na denúncia de casos. Para tanto, deve-se entrar em contato com os órgãos competentes (veja lista de contatos abaixo).  

A DATA

De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), a data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

PARA DENUNCIAR EM TRÊS DE MAIO

Conselho Tutelar – (55) 3535.8872

CREAS – (55) 3535.8872

Disque 100 - gratuito e anônimo, em todo o território nacional.

 

Texto: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação

Imagem: Ilustração/PXHere

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br | (55) 3535-3239 | (55) 9.9917-7346