TRÊS CURSOS DO PRONATEC ESTÃO EM ANDAMENTO

Pelo menos 50 alunos estão sendo beneficiados com os cursos gratuitos


Os cursos de Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Cozinha e de Porteiro e Vigia estão em andamento em Três de Maio. Os três são promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e todos são gratuitos.

Destes, o primeiro curso a iniciar em 2014 foi o de Auxiliar de Cozinha, no mês de fevereiro, e atualmente possui 13 alunas. As aulas acontecem de segunda a sexta, à noite (com previsão de término no dia 22 de maio), nas dependências da Cozinha Comunitária, no antigo CRAS do bairro Glória, e são ministradas pelo professor Evandro Dirlei Jara, do SENAC. O curso de Auxiliar de Cozinha tem o objetivo de capacitar pessoas para trabalhar em cozinhas de restaurantes, creches, hospitais, empresas, lanchonetes, ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

O curso de Auxiliar de Pessoal, iniciado em março, conta atualmente com 17 alunos. As aulas ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, de segunda a sexta, no período da noite, e são ministradas pelo professor Silmar dos Santos, do SEST/SENAT. O curso capacita os alunos para trabalhar no apoio a administração de pessoal em jornada de trabalho e pagamento de encargos, 13°salário, férias e rescisão de contrato, preparar, organizar, solicitar e emitir documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista, organizando cadastro dos empregados.

No curso de Porteiro e Vigia, iniciado no dia 24 de março, atualmente 20 alunos frequentam as aulas, de segunda a sexta, à tarde, nas dependências do antigo CRAS do bairro Glória. Ao final do curso, os alunos estarão habilitados para fazer a vigilância em condomínios, escritórios, clubes, bem como em empresas de pequeno e médio porte, praticando a pró-atividade, a economia e a preservação do meio ambiente. Segundo a assistente social e técnica responsável pelo Pronatec no município, Arlete Dalpisol, este curso teve grande procura. "Primeiramente tínhamos interesse em ofertar somente uma turma, mas para atender a grande demanda que surgiu, estamos com o objetivo de capacitarmos três turmas de Porteiro e Vigia somente este ano. Já estamos com as turmas completas", explica Arlete.

A assistente social acrescenta ainda que o Programa, com o passar dos anos, está sendo reconhecido pela qualidade da qualificação oferecida, e o resultado disso é a busca cada vez maior por estes cursos. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mirian Schroder, muitas pessoas que realizaram os cursos do Pronatec foram inseridas no mercado de trabalho. "Este é o resultado de um trabalho eficiente e eficaz realizado por uma equipe comprometida com o que faz", destaca Mirian.