COE PERMITE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL MEDIANTE ADOÇÃO DE PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO

Foliões devem apresentar o passaporte vacinal com duas doses ou resultado de teste RT-PCR molecular negativo


Na tarde de hoje, 17, o Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) Covid-19 esteve reunido no auditório do Palácio Municipal Walter Ullmann para deliberar sobre a realização, ou não, do carnaval em Três de Maio.
Na oportunidade, foram discutidos e analisados os dados epidemiológicos da Covid-19 no município e na região, além de uma prospecção sobre o possível resultado do aumento de infecções após o período de carnaval, sendo realizada a festa no Clube Buricá, ou não.
Levando em conta que o Estado não adotou nenhuma restrição em relação ao carnaval, assim como o COE regional; e que a festa está confirmada nos municípios de Santa Rosa e Ijuí; e que os blocos estarão reunidos no Parque de Exposições Germano Dockhorn, independentemente da realização da festa no município; o COE autorizou a realização do carnaval em Três de Maio, no dia 26 de fevereiro. Porém, se o COE regional se manifestar de outra forma, Três de Maio deverá seguir as normativas da região.
Para que o evento possa ocorrer com maior segurança, os blocos do município deverão repassar para a Secretaria de Saúde uma listagem com os nomes e CPFs dos foliões com o passaporte vacinal com duas doses. Quem não tiver a vacina, deverá apresentar o resultado de um teste RT-PCR molecular negativo até 72h antes da realização do evento. A adoção destes protocolos será repassada ao Clube Buricá, para que possa ser comunicada aos blocos de fora do município.
Durante os quatro dias de festa, uma equipe da Secretaria de Saúde e da Brigada Militar estará fiscalizando atuação dos blocos no Parque de Exposições Germano Dockhorn, além da vistoria do Conselho Tutelar.
Nos próximos dias a Secretaria de Saúde estará reunida com a diretoria do Clube Buricá, Promotoria, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Bombeiros, blocos e demais entidades envolvidas na realização do carnaval, para repassar os protocolos de prevenção.